quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vacina contra varicela

A partir de agosto de 2013, as unidades básicas de saúde terão vacina tetraviral

vacinação-contra-varicela-em-2013

Desde 1997, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que os pediatras orientem essas duas doses da vacina, para crianças maiores de 1 ano de idade. Agora, existe um acordo entre o Ministério da Saúde e a Fiocruz para a fabricação da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela ou catapora) que estará disponível nas unidades básicas de saúde a partir de agosto de 2013.
Assim as vacinas disponíveis nos postos de saúde dão uma cobertura vacinal quase completa em relação às vacinas disponíveis na rede particular. Faltam apenas as vacinas para HPV e para Hepatite A.

A catapora é uma doença comum na primavera, geralmente sem maior gravidade, mas que pode apresentar quadros graves em pessoas com problemas de imunidade como portadores de doenças graves e idosos. Adolescentes sem imunidade à varicela são considerados como pessoas de risco para apresentarem complicações dessas doenças. O antecedente positivo para varicela parece ser bastante confiável, porém, em caso de dúvida se a criança teve ou não a doença, é mais seguro vacinar. 

Como a primavera começa quase no fim de setembro, veja se seu filho maior de 1 ano está vacinado contra varicela, se não estiver, vacine-o.

Fonte: Por Dr. José Luiz Setúbal

Nenhum comentário:

Postar um comentário