segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fofura demais

Não tem coisa mais irresistível que um bebê cheio de dobrinhas, mas precisamos tomar cuidado para não confundir excesso de gordura com saúde de sobra.

A obesidade infantil tem crescido bastante nos últimos tempos, e a prevenção do problema começa durante a gestação. "Com um pré-natal bem feito, é possível detectar um retardo de crescimento intrauterino ou um ganho de peso excessivo do feto", explica Ângela Spinola, presidente do departamento de endocrinologia infantil da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Crianças que nascem abaixo do peso têm uma tendência maior a ficarem gordinhas no futuro. É preciso tomar muito cuidado com a superalimentação nesses casos e seguir corretamente as orientações dadas pelo pediatra. Oferecer o peito para o bebê também é um fator de prevenção. "Não tanto do ponto de vista fisiológico, mas por uma questão de estilo de vida. Mulheres que se preocupam em amamentar costumam ser mães que vão ensinar seus filhos a terem desde cedo hábitos mais saudáveis. E isso não tem nada a ver com classe social", ressalta a doutora Ângela.


Outro ponto importante é fazer uma transição cuidadosa do aleitamento para os primeiros alimentos sólidos, respeitando o tempo de adaptação para cada novo ingrediente na dieta. "Tem que insistir, não é porque a criança não aceitou um vegetal da primeira vez que ele não deve ser oferecido novamente. É preciso tentar amassar, mudar a textura. E tem que adiar ao máximo a introdução de doces, salgadinhos, refrigerantes e guloseimas", finaliza a endocrinologista. 

Fonte: bebe.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário