sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Asma infantil: Tire dúvidas e respire tranquilo

Conheça os vilões da asma infantil e mantenha seu filho longe deles.

 














Seu filho manifestou falta de ar enquanto corria ou pulava e imediatamente você pensou: pode ser asma! Sim, pode. Mas calma, não é o fim do mundo. A doença pode ser controlada1. O mais importante é diagnosticar o quanto antes para iniciar o tratamento. E uma ótima notícia: o medicamento é oferecido de forma gratuita pelo Programa Farmácia Popular. Ainda tem dúvidas? Confira essas orientações e respire mais tranquilo!
  1. A asma é uma doença grave?
    A intensidade dos sintomas é que vai dizer. Temos a asma intermitente, (sintomas ocasionais e breves exacerbações), a leve (pode atrapalhar o sono e a rotina), a moderada (sintomas frequentes que interferem muito no sono e nas atividades) e a grave (sintomas contínuos que limitam atividades físicas e não deixam a pessoa dormir)
    2. A dra. Andrea Hercowitz, pediatra, explica: "É a doença mais comum na primeira infância, tem característica hereditária e os sintomas são falta de ar, tosse, aperto e chiado no peito". Por ser uma doença crônica, pode afetar o desenvolvimento e o crescimento da criança, por isso merece atenção especial e tratamento adequado.
  2. Como tratar a asma?
    Apenas o médico pode informar a melhor forma de tratamento para cada caso. A boa-nova é que, por ser uma doença comum, que afeta 300 milhões de pessoas no mundo
    3 e no Brasil está entre as principais causas de internação entre crianças de 0 a 6 anos4, o Governo Federal decidiu distribuir medicamentos para a asma gratuitamente pelo Programa Farmácia Popular. O recomendado é que o tratamento, uma vez iniciado, não seja interrompido sem a avaliação do seu médico. E os agentes desencadeantes (chamados gatilhos) devem ser afastados da criança.
  3. O que desencadeia a asma?
    Os vilões são também chamados de gatilhos, porque, em geral, é no contato com eles que as crises começam. Os mais comuns são ácaros, fungos, animais com pelos, pólen, fumaça de cigarro e infecções virais
    3. Para o asmático, são verdadeiros inimigos. Então, eliminar ou reduzir ao máximo a proximidade com eles é fortemente indicado. Em casa de criança com asma, a família deve também evitar tapetes, cortinas e pelúcias, pois acumulam pó!
  4. Por que o tempo seco é pior para a criança asmática?
    Porque com a baixa umidade do ar, o oxigênio, que deveria estar umidificado e filtrado graças aos pelos do nariz, chega mais seco ao pulmão, desencadeando reações alérgicas
    5. Coceira na garganta, espirros frequentes e produção excessiva de secreção são alguns exemplos. São condições que afetam a todos, mas para os asmáticos são ainda piores.
  5. Por que à noite meu filho piora?
    É comum que à noite a respiração se torne mais difícil, para desespero dos pais. Inúmeros fatores podem levar ao agravamento da asma noturna, como o refluxo gastroesofágico, a diminuição da adrenalina e do cortisol (hormônios que possuem propriedades broncodilatadoras, o que facilita a passagem do ar pelos brônquios)
    6. Mas fique atento, pois a maioria dos especialistas considera a asma noturna um sinal de tratamento inadequado da asma persistente.
  6. Dá para ter vida normal mesmo sendo asmático?
    Sim, é perfeitamente possível, desde que o diagnóstico seja feito o quanto antes e o tratamento iniciado com rapidez. Assim que notar alguma dificuldade respiratória na criança, como tosse, chiado e aperto no peito, consulte o pediatra. A dra. Andrea faz também um alerta: "Crianças alérgicas e cigarro não combinam. Aos pais fumantes faço sempre um pedido: se não querem parar de fumar por si mesmos, que o façam por seus filhos". A pediatra, no entanto, tranquiliza as famílias: "Atualmente há medicamentos preventivos para manter as crises sob controle e viver bem."
Quer saber mais? Visite o site Chega de Asma.

Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Governo Federal foi criado para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e mantém parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui Tem Farmácia Popular". Estão disponíveis três medicamentos para asma, em dez apresentações. A população poderá retirá-los gratuitamente apresentando identidade e receita médica. 



Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário