segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O ritual da hora de dormir

Estratégias  simples que ajudam seu filho a pegar no sono com tranquilidade.
 
O ritual da hora de dormir Seu filho precisa aprender a dormir sozinho! Isso é importante para o desenvolvimento e o amadurecimento da criança e, de quebra, garante noites tranquilas para toda a família.
 
-Antes de colocá-lo na cama ou no berço, brinque com seu filho, dê atenção por algum tempo. Ele vai se sentir seguro e tranquilo.
 
-Coloque no quarto um abajur com uma lâmpada azul de oito velas. Essa cor faz com que o cérebro entre em uma onda parecida com a do sono. Além disso, ela deixa um pouco de claridade para a criança ver onde está caso acorde no meio da noite.
 
-Ofereça um amiguinho de dormir, paninho ou travesseiro de estimação para o pequeno. É o famoso objeto transicional. Isso vai fazê-lo se acalmar. Não se preocupe com a dependência dele perante o objeto. Ele deixará de usá-lo naturalmente quando crescer.
 
-Caso você opte por dar um banho no pequeno à noite, experimente colocar algumas gotas de óleo de camomila na água da banheira e fazer uma massagem rápida e leve com um creme hidratante. Isso irá ajudá-lo a relaxar.
 
-Caso ele adormeça tomando a última mamadeira do dia, tudo bem. Coloque-o no berço normalmente.
 
-Se ele for para o berço acordado, fique ao seu lado por cerca de 20 minutos antes de deixá-lo só. Cante uma música, faça um carinho. Passado esse tempo, dê um beijo, fale boa-noite e dê uma boa razão para que ele durma a noite toda. Por exemplo: "Durma bem. Amanhã, nós vamos passear no parque e vai ser muito bacana!" Ela entende que você está passando algo positivo e isso transmite segurança.
 
-Não use artifícios para fazer o bebê dormir. Caso ele adormeça no balanço do colo, carrinho, carro, elevador etc., isso vai deixá-lo dependente de uma terceira pessoa para poder adormecer.


Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário