segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Malhação pós-parto: tire suas dúvidas e recupere a forma

pilates 
Estratégias para eliminar os quilos extras da gravidez sem comprometer a amamentação. E vídeo que ensina sequência de exercícios eficaz para enxugar a silhueta.



Logo após o parto, é claro que as atenções estão todas voltadas para o bebê. No entanto, não adianta negar que os quilinhos a mais também preocupam as mamães. E é importante saber que isso não é pecado, afinal, o peso certo é fundamental para a saúde e o bem-estar. Mas, na hora de trabalhar para recuperar a boa forma, não se esqueça de que você, agora, pensa por dois: fique atenta às recomendações dos especialistas e queime os excessos sem correr riscos.
 
Quanto tempo  preciso esperar para voltar a me exercitar?
 
Em caso de parto normal, 15 dias são suficientes para que o corpo esteja pronto para retornar às atividades físicas. Quem passou por uma cesariana também pode voltar a se exercitar após duas semanas, mas o cuidado deve ser redobrado: no início, só são permitidos exercícios bem leves, como a caminhada. “Depois de um mês, a mamãe que enfrentou a cirurgia já pode investir em natação e hidroginástica. Já as atividades mais pesadas, como abdominais, somente 3 meses depois de dar à luz”, explica Luciana Taliberti, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Em ambos os casos, é preciso ter um cuidado maior com a hidratação: beba bastante líquido para não comprometer a amamentação.
 
O que devo evitar?
 
Quando o assunto é malhação pós-parto, é importante saber que o retorno à academia deve ser gradativa. “O corpo da mulher demora de 6 meses a 1 ano para voltar totalmente ao normal”, explica Gizele Monteiro, diretora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes. Além disso, exagerar na malhação pode prejudicar a capacidade de amamentar. Outras dicas de Gizele são não se esforçar demais e, em caso de qualquer desconforto, interromper a atividade e procurar a orientação de um especialista.
 
Quais são os melhores exercícios?
 
Para eliminar os excessos e reduzir a flacidez, mesclar exercícios aeróbicos e localizados é melhor estratégia. Os primeiros promovem gasto calórico elevado e ajudam a secar, enquanto os localizados trabalham postura e fortalecem a musculatura. Caminhada e bicicleta são ótimas opções aeróbicas - e o melhor: são de baixo custo. Já quando o assunto é localizada, Gizele indica treinamento funcional ou Pilates, cujos movimentos podem ser adaptados.
 
No período pós-parto, a atividade física, além de ajudar a mamãe a voltar à forma, também pode prepará-la para cuidar ainda melhor do bebê. “É interessante que o treino tenha uma proposta de relaxamento, que alivia a tensão e a ansiedade, o que pode auxiliar muito nessa fase. Exercícios para o assoalho pélvico, que fica enfraquecido após a gravidez, são indicados”, recomenda Gizele. Além disso, a malhação pode ser empregada para aliviar desconfortos, como dores nas costas, que são muito comuns nesse período.
 
Companhia para a malhação
 
Já pensou que o seu bebê pode ser um companheiro durante o treino? Uma boa alternativa é levá-lo para passear no carrinho ou no sling e aproveitar para fazer uma caminhada. “Isso será uma brincadeira para o pequeno e ainda estreitará o vínculo afetivo entre vocês”, afirma Gizele.


Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário