quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Calendário Básico de Vacinação da Criança

Hepatite, coqueluche, meningite, diarreia, paralisia infantil...É gigante o rol de doenças de que você pode proteger seu filho, seguindo as orientações do Ministério da Saúde sobre imunização. Fique por dentro das recomendações.

Tabela de vacinação 

Ministério da Saúde divulga a inclusão de duas vacinas no calendário infantil.

Os imunizantes pentavalente e pólio inativada estarão disponíveis no segundo semestre deste ano.

 
Calendário básico de vacinação conta com mais duas vacinas A vacina injetável contra poliomielite, composta por vírus inativado, é mais uma iniciativa do governo brasileiro em prol da erradicação da doença no país, conhecida popularmente como paralisia infantil. A novidade integrará o programa de imunização de rotina e será administrada em crianças que estiverem iniciando seu calendário básico de vacinação, aos dois e aos quatro meses de vida. As doses orais continuarão sendo utilizadas como reforços, aos seis e aos 15 meses de idade.
 
Enquanto a mudança não é implementada, o procedimento continua o mesmo: na primeira etapa da campanha, que será realizada em junho, as crianças menores de 5 anos receberão a versão oral, independentemente de terem sido imunizadas anteriormente.  
 
Com a proposta de ampliar o número de fórmulas combinadas, que reúnem proteção a múltiplas doenças em uma mesma aplicação, o Ministério da Saúde anunciou, também para o segundo semestre de 2012, a adoção da vacina pentavalente, capaz de prevenir difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B. Atualmente, a imunização para essas enfermidades está disponível em duas vacinas separadas. As crianças se submeterão às aplicações aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade.
 
Além da pentavalente, serão mantidos dois reforços da fórmula DTP (que defende contra difteria, tétano e coqueluche). O primeiro será  ministrado a partir dos 12 meses, e o segundo, entre 4 e 6 anos. Os recém-nascidos devem continuar recebendo a primeira dose da vacina de hepatibe B, nas primeiras 12 horas de vida.


Fonte: bebe.com, ministério da saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário