quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aprenda a ouvir o bebê

aprenda-a-ouvir-o-bebeFome, frio, sono, fralda suja ou, simplesmente, o pequeno quer arrotar. Cada bebê tem suas próprias estratégias para informar o que está sentindo.

A experiência de amamentar pode despertar uma série de dúvidas, inseguranças e dificuldades. Afinal, o bebê ainda tem um longo caminho pela frente até aprender a se comunicar e depende da mãe para tudo. Se você for sensível e estiver atenta, poderá aprender muito com o seu filho e, aos poucos, vai construir o seu próprio manual para interpretar o que ele quer dizer. "A mulher vai aprendendo aos poucos, até porque a placenta não vem com bula de instruções", brinca a nutricionista Valderez Aragão, coordenadora do Banco de Leite Humano da Universidade Federal da Bahia e consultora do Consultório de Aleitamento Materno (Calma), em Salvador.
 
Cada bebê tem suas próprias estratégias para informar o que está sentindo. Mas, sem dúvida, o choro é um recurso universal. Não é fácil traduzir essa mensagem. Por isso, o melhor método é se valer de algumas estratégias até finalmente compreender o que seu filho deseja. Comece checando se o bebê está com fome. "Se ele chora, suga os dedos, está inquieto e, quando você oferece o peito, ele pára, não resta dúvida de que o quer é mamar", ensina Valderez.
 
Às vezes, acontece de a criança voltar a chorar enquanto suga o peito. Nesse caso, é preciso observar outros detalhes. A fralda pode estar suja, ela talvez esteja com frio ou simplesmente quer arrotar. "Às vezes, o pequeno deseja apenas se sentir aconchegado", diz a consultora. Nesse caso, tente confortar seu filho - quando você menos esperar, o choro vai passar.


Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário