segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Aprenda a fazer o charutinho de bebê

  • Escolha uma manta (se estiver calor, opte por uma não muito quente) ou cueiro de algodão, malha ou flanela.
  • Deite o bebê no trocador, de lado, com a parte superior do tecido na altura da orelha. - Acomode os bracinhos do bebê para baixo.
  • Cruze a ponta da mantinha para o outro extremo e enrole por trás.
  • Vire o bebê de barriga para cima, enrolando no tecido em torno do seu corpo, com esse movimento.
  • Levante a parte inferior, dobrando levemente as pernas do bebê sob a barriga.
  • O aspecto ficará como um pacotinho, um embrulho, não muito justo, mas firme.
  • Embale de leve o bebê já enrolado. Quando o bebê estiver calmo, aproveite para dar o banho, enrolado mesmo, e depois relaxar junto com ele! 
Quando estava no útero materno, o bebê tinha pouco espaço para se mexer e seus pés e mãos ficavam encolhidinhos. Por isso, no início da vida fora da barriga a liberdade de movimentos e a ausência de paredes pode assustar e até incomodar o bebê. É com este princípio, de reviver a sensação uterina, que se baseia o método "charutinho" ou baby-gami, que consiste em enrolar o recém-nascido com um cueiro, de forma que seu corpinho fique contido e aconchegado. 

"A experiência de um banho pode assemelhar-se ao ambiente uterino em vários aspectos. Quando é imersa no banho de balde, a sensação do peso do seu corpo é semelhante à sensação que a criança tem dentro do útero, porque ela flutua. Mesmo não sendo banho de balde, pode-se reproduzir sensações uterinas fazendo enrolamento do bebê com um cueiro, gerando uma contenção semelhante a que o útero proporciona. Se adicionarmos a isso uma luz fraca e fizermos um som de chiado, como um "xixixi" e balançarmos levemente o bebê, conseguiremos referências sensoriais semelhantes ao ambiente uterino", explica o especialista.

Outra função do charutinho de bebê é aliviar as cólicas, já que quando embrulhado o recém-nascido mantém as pernas levemente dobradas e próximas da barriga, posição que facilita a liberação de gases. Renata Boulos, mãe de Pedro, 4 anos, enrolou o filho em seu primeiro dia de vida: "Nos momentos de cólica e para o banho usamos muito. No início, na hora de colocar, era um pouco mais difícil, mas depois de enrolado ele ficava calmo e tranquilo. Usamos por praticamente três meses, o dia todo, o charutinho".


O método, eficiente para aquecer e acalmar, também tem exceções, há alguns bebês que não gostam, mostram-se incomodados e, nestes casos, a mãe não deve insistir. A melhor forma de saber se o bebê está satisfeito é pelo choro: se, quando enrolado, ele se mostrar mais tranquilo e o choro der sinais de diminuição, é que está funcionando. Se o bebê passar a chorar mais, sinal vermelho, melhor tentar em outro momento. 

Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário