terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pão de Minuto (com recheio de morangos)

Rende 16 pãezinhos. 
Comece pelo recheio:

 
- 350g de morangos frescos (mais ou menos uma caixinha);
- ½ xícara de açúcar;

- 1 colher (sopa) vinagre balsâmico;

- Um punhado de hortelã ou manjericão picado (opcional – mas fica uma delícia, tanto com um quanto com outro!).
Lave os morangos, escorra-os, tire os cabinhos deles e pique-os em pedaços pequenos. Coloque-os em uma vasilha e acrescente o açúcar. Misture tudo muito bem e deixe macerando por pelo menos meia hora (enquanto isso, pode começar a separar os ingredientes pro pão de minuto).
Os morangos vão soltar bastante água, peneire-os e escorra o líquido em uma panela pequena (tipo pra molho é ideal) e coloque cerca de metade dos morangos junto.
Leve a fogo alto e deixe ferver, abaixe o fogo pra médio, mexendo ocasionalmente até que mais ou menos um terço do líquido tenha evaporado, em uns 10 minutos. Continue fervendo, mas mexendo sempre, até que o morango pareça quase uma pasta. Adicione o vinagre balsâmico e continue mexendo por mais uns 2 ou 3 minutos, ou até que a compota esteja desgrudando do fundo quando passamos a espátula. Retire do fogo.
Entorne a compota na vasilha com o restante dos morangos frescos e junte a hortelã ou manjericão picados. Misture bem e deixe esfriando enquanto prepara a massa do pão de minuto.
Para o pãozinho:

 
 - 1 ½ xícara + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 1 ½ colher (sopa) de açúcar;

- 1 ½ colher (chá) de fermento em pó;

- ½ colher (chá) de sal;

- 1 ½ colher (sopa) de manteiga;

- 1 ½ colher (sopa) de óleo de milho (ou outro óleo vegetal);

- ½ xícara de leite;

- 2 ovos caipiras;

- Uma gema (opcional).

 
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Numa vasilha média, misture todos os ingredientes com exceção da gema extra, de preferência com a mão. Amasse pouco, divida em 16 partes iguais e forme uma bolinha com a massa.

                                        

Abra a massa com a mão. Coloque uma colher de chá um pouco pra cima do centro do círculo de massa. Puxe a parte superior para cobrir o recheio e a parte inferior num movimento similar para “fechar” o recheio. Dobre as duas pontas do lado e amasse com os dedos delicadamente as dobrinhas. Coloque a bolinha de pão na assadeira com a “emenda” virada para baixo.
O recheio vai transbordar um pouquinho e é normal. Normalmente ele encontra caminhos alternativos pelas dobras para sair, mas se preferir pode fazer alguns furinhos com palito de dente, só cuidado para não furá-los muito juntos um do outro.
Se quiser, bata levemente a gema e pincele os pãezinhos para que fiquem dourados. Leve ao forno e asse por aproximadamente 20 minutos.
Sirva imediatamente, porque eles quentinhos são incríveis! Os que sobrarem podem ser conservados em recipientes tipo tupperware por uns 3 dias, depois disso começam a ficar duros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário