terça-feira, 14 de agosto de 2012

Caiu, e agora?

Caiu, e agora? Preparamos um miniguia com dicas do que fazer quando a criança se machuca.

 
1. Cortes
A primeira coisa a fazer é comprimir o local com um pano fino e limpo e erguer a região para cima, dificultando o bombeamento do sangue para lá. Depois, lave o local com água e sabão, de preferência um que seja neutro, sem perfume. Essa é a garantia de que o machucado não vai infeccionar. Quem preferir pode borrifar ou passar um medicamento antisséptico. Tente convencer o pequeno também a não ficar arrancando a casquinha. O ideal é que ela saia naturalmente. Outra dica é fazer um curativo simples para proteger a pele cortada da ação de germes. Diante da presença de pus, que sinaliza uma infecção, vale a pena procurar ajuda médica. Agora, se o ferimento for mais profundo, além da pele, será preciso levar a criança diretamente a um pronto-socorro. Lave o corte, envolva-o com gaze ou pano fino (sem fiapos), comprima bem para estancar o sangue e siga para o hospital. Importante: certifique-se de que a criança está vacinada contra o tétano, doença grave causada por uma bactéria presente em superfícies sujas (prego, asfalto, calçada etc.). Caso contrário, ela terá de ser imunizada logo após o ferimento.
 
2. Batidas
Se a pancada for contra a cabeça, observe a reação da criança para identificar uma situação mais preocupante. Qualquer alteração pode ser o sinal de que há ali uma lesão interna a ser investigada. Desmaio, falta de coordenação, fala embrulhada e vômito indicam que algo está errado. Nesse caso, leve o pequeno a um pronto-socorro o quanto antes. Porém, se a batida não teve maiores consequências, além do choro escandaloso, repouse apenas um pano umedecido com água gelada no local para não subir um galo muito grande. Se o choque ocorrer em outro local do corpo, a dica é a mesma: água gelada por entre cinco e dez minutos para conter o inchaço e amenizar os indesejáveis hematomas, aqueles roxos que aparecem no dia seguinte e ficam lá por cerca de uma semana ou mais. Evite usar gelo para não queimar a pele da criança.
 
3. Arranhões
O procedimento é similar ao do corte: lavar com água e sabão neutro. Dependendo da extensão do ferimento, o processo de cicatrização pode ser mais sofrido. É que a roupa da criança gruda na casquinha e abre a ferida a toda hora. Por isso, se a superfície do machucado for grande, procure fazer um curativo com gaze e esparadrapo para evitar esse tipo de problema e também reduzir os riscos de infecção. Continue lavando o local com água e sabão. Se o raspão começar a apresentar pus, dê um pulo no hospital só para garantir que nada mais grave acontecerá.
 
4. Inchaço
Regiões de articulação com inchaço podem indicar problemas mais graves. Se a criança apresenta inchaço, vermelhidão e calor no tornozelo no dia seguinte a uma queda de bicicleta, por exemplo, a situação é preocupante. É um sinal de que há um trauma interno e o corpo não está conseguindo resolver a situação. Nesse caso, vá a um pronto-socorro. Se o inchaço ocorrer na hora da queda, e a criança apresentar dificuldade de movimentar ou apoiar a região, em geral pé, perna, braço ou mão, há a chance de ser uma torção, uma trinca ou mesmo uma fratura. Aqui, só o ortopedista poderá fazer um diagnóstico. Se o inchaço for só da batida mesmo, vale a dica da compressa de água gelada por entre cinco e dez minutos.
 
5. Fratura
A queda de qualquer altura mais elevada ou em alta velocidade pode levar a fraturas. É um caso grave, que merece a supervisão médica imediata. Se a criança estiver inconsciente ou muita dor ao se movimentar, não mexa nela, sob pena de agravar uma lesão de coluna ou a própria fratura. O ideal é chamar um serviço de emergência. Se não for possível, procure uma superfície dura, como uma tábua ou porta, para transportá-la, sempre com muito cuidado e com mais de um adulto para auxiliar. Diante de uma fratura localizada, imobilize o membro machucado para reduzir a dor e o inchaço, além de amenizar a lesão. Se houver ferimento, será preciso limpá-lo com água corrente e estancar o sangue com uma compressão moderada antes de procurar a ajuda médica. Agora, mesmo que seu filho não pareça ter se machucado com gravidade, vale a pena levá-lo a um hospital depois de uma queda mais violenta. É que existem casos, como a chamada fratura de galho verde, que não incham e provocam uma dor discreta, mas que precisam ser tratados.
 
6. Dente quebrado
Não há muito o que fazer diante de um dente quebrado depois de uma queda. Se houver sangramento, será preciso levar a criança a um pronto-socorro odontológico. Caso contrário, é possível aguardar para levá-la a um dentista de confiança da família. O importante aqui é certificar-se de que o pequeno não está com o dente dentro da boca. Engoli-lo pode ser perigoso.
 
7. Irritação nos olhos
No caso de objetos estranhos no olho da criança, lave-o com água filtrada em abundância e procure um oftalmologista de plantão. Faça isso com a mão bem limpa. E não tente usar nenhum objeto doméstico para fazer o serviço que é do médico.


Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário