sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Conheça os Benefícios do colágeno

Por que essa substância tem tanto poder? É um tipo de proteína – aliás, 30% das proteínas do nosso corpo são colágeno – que tem como funções principais formar as fibras que dão sustentação à pele. O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas estudos mostram que, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual dessa proteína em torno de 1%. Dos 50 anos em diante, a queda aumenta drasticamente. A produção passa a ser de apenas 35%, em média.
Por isso, alguns nutricionistas, dermatologistas e médicos ortomoleculares consideram o consumo do suplemento importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50. Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido facilmente pelo organismo.
A gelatina é um produto feito a partir do colágeno e contém proteínas que, quando absorvidas pelo intestino, são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e reconstituição de algumas articulações. Porém a gelatina não fornece a quantidade ideal de colágeno diária, pois a quantidade de colágeno disponível na gelatina e muito inferior as 5g necessárias para reposição de colágeno adequada. Sendo assim é possível suplementar com colágeno em pó ou em capsula.

Benefícios do Colágeno
  • Combate a flacidez, rugas e fragilidade óssea;
  • Enrijece os tecidos da pele;
  • Colabora no aumento da tonicidade dos músculos;
  • Previne o surgimento das estrias e celulite;
  • Fortalece as unhas e melhora o aspecto dos cabelos;
  • Auxilia como coadjuvantes em dietas de emagrecimento.
A deficiência de colágeno, também chamada de colagenose, acarreta problemas como: má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.
O indicado é termos uma dieta rica em colágenos, além de vitaminas, proteínas, carboidratos e lipídeos, jamais nos esquecendo dos líquidos. Assim mantendo uma dieta saudável e equilibrada para mantermos a qualidade de vida ao longo prazo.


Fonte: Busca saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário