quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Compare o azeite de oliva com o de dendê


O azeite de oliva oferece a vitamina E, que é um dos protetores contra as doenças cardiovasculares e o azeite de dendê oferece muito mais vitamina A, boa para os olhos.

1. Variação de tons
A cor esverdeada do azeite de oliva denuncia sua matéria-prima, a azeitona. Já o de dendê é obtido do frutinho avermelhado de uma palmeira. 

2. Vitamina do coração
O azeite de oliva oferece a vitamina E. Esse nutriente é mais um dos protetores
contra doenças cardiovasculares. A dose diária recomendada é de 15 miligramas.

Azeite de oliva: 1 miligrama
Azeite-de-dendê: 0


3. Gordura benéfica
Outro motivo para eleger o azeite de oliva o melhor amigo do peito: ele contém maiores doses da monoinsaturada, aquela que limpa as artérias.

Azeite de oliva: 5,8 gramas
Azeite-de-dendê: 3,2 gramas


4. Nem tão boa assim
O dendê contém bastante gordura saturada. Como essa molécula é acusada de provocar aterosclerose, tempere seus quitutes com ele moderadamente.

Azeite-de-dendê: 4 gramas
Azeite de oliva: 1,04 grama


5. Pitadas de ferro
Embora não seja o melhor fornecedor desse mineral, o dendê oferece bem mais, comparado com o de oliva. Mulheres precisam de 18 miligramas e homens de 8.

Azeite-de-dendê: 0,44 miligrama
Azeite de oliva: 0,03 miligrama


6. Bom para os olhos
É o azeite-de-dendê que oferece muuuito mais vitamina A. As recomendações de consumo por dia são de 700 microgramas para mulheres e 900 para homens.

Azeite-de-dendê: 473 microgramas
Azeite de oliva: 0


7. De onde vêm?
Muito usado na culinária nordestina, o dendê tem origem africana e há relatos de que veio para o Brasil trazido pelos escravos. O azeite de oliva, por sua vez, é originário da região do Mediterrâneo e chegou aqui pelas mãos dos europeus.


Fonte: Revista saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário