quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A hora da febre

Mais importante do que erradicar a febre é prestar atenção ao aparecimento de outros sintomas e ao estado da criança.

 O que é a febre
Basta ver bochechas mais vermelhas no bebê que o coração de mãe se aflige. Mas, o que é a febre? É a elevação da temperatura que acontece como um processo natural de defesa do organismo no combate às infecções. A febre em si não é doença, e sim sintoma de algo que está tentando chegar. Por isso, mais importante do que erradicá-la é prestar atenção ao aparecimento de outros sintomas. Às vezes, o corpo "vence" a batalha e as doenças nem aparecem. Outras vezes, logo chegam dor de garganta, dor de ouvido, infecções virais ou urinárias ou mesmo gripes e resfriados. 

O que fazer na hora da febre
A primeira providência é medir. A temperatura normal é de até 36,5
graus. Até um ano de idade a temperatura corporal é mais alta nos bebês do que nos adultos. Recomenda-se que a o tema seja tratado entre mãe e pediatra nas primeiras consultas. É melhor ter a conversa preventiva, para não se desesperar quando a febre chegar em pleno feriado ou após o horário do consultório, o que é comum.


Como tratar

Apesar de a medição ser importante, o que difere a febre sem gravidade da preocupante é o estado físico da criança: se estiver brincando, disposto, corado, se alimentando, fique tranquila, não é necessário correr. Caso o bebê fique prostrado, sem interesse em mamar ou comer, abatido e choroso, significa que está desconfortável e o antitérmico vai ajudá-lo mais rapidamente a se recuperar. 


Cada mãe, em sua experiência e de acordo com orientação do pediatra, parece descobrir seu limiar de controle da situação. Sibelle de Freitas, 33 anos, assessora de imprensa, mãe de Felipe, 5 anos, e Nicholas, 2 anos, conta que depois de alguns episódios, aprendeu a lidar com a febre nos meninos: "hoje ela não me assusta se subir até 38,5 graus. Procuro vesti-los com roupas frescas e deixar as janelas abertas para arejar a casa".


Um bom método é sempre o banho morno e rápido. Atenção: não é frio e nem gelado. Compressas frias com toalhinha na testa são a alternativa. Na hora de ministrar o medicamento indicado pelo pediatra, siga rigorosamente as instruções. Reforce a ingestão de líquidos, evitando o desidrate pela transpiração 
. O ideal é que a temperatura vá baixando aos poucos, então, tenha paciência. E jamais medique sem consultar o pediatra.  


Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário