quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Como evitar rachaduras nos mamilos

como-evitar-rachaduras-nos-mamilos
Fissuras quase sempre são desencadeadas pela pega errada do bebê ou pela sucção ineficiente. Conheça a seguir algumas medidas para que isso não aconteça.

No início da amamentação, os mamilos podem ficar avermelhados, sensíveis e com pequenas rachaduras. Essas lesões, conhecidas como fissuras, são um incômodo para as mulheres, pois causam dor e dificuldades na hora de alimentar o bebê. Quase sempre elas são desencadeadas pela pega errada da criança ou pela sucção ineficiente. Alguns cuidados podem ajudar a evitá-las. Veja como:
 
- Posicione o bebê corretamente durante a amamentação. 
- Não lave o mamilo com frequência. A água pode retirar a proteção natural da pele;
 
- Evite usar cremes e sabonetes sobre o mamilo. "A mãe pode até usar algum creme, geralmente, à base de semente de uva, para evitar estrias na mama. Porém nunca no mamilo", orienta a enfermeira Márcia Regina da Silva, encarregada do curso para gestantes do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo;
 
- Após a mamada, tire o bebê do peito com cuidado. Se ele estiver dormindo e você puxá-lo, o pequeno poderá morder o mamilo por reflexo. "O indicado é colocar o dedo no canto da boquinha, entre a língua e o mamilo, e depois tirar delicadamente a criança", ensina Márcia Regina.
 
Quando a fissura já apareceu, os médicos recomendam não parar de amamentar. O próprio colostro pode ser passado sobre o mamilo e a aréola, pois tem ação cicatrizante. O uso de conchas de silicone sob o sutiã - de preferência com furos - e banhos de Sol também são indicados.

Uma boa "pega"

uma-boa-pegaComo saber se o bebê está mamando direito? Essa é a dúvida que atormenta a maior parte das mães de primeira viagem. Siga as orientações abaixo.

Para mamar direito, o bebê precisa ser ensinado a ter uma boa pega no peito desde as primeiras tentativas. Para começo de conversa, o pequeno deve ser estimulado a abrir bem a boca e pegar toda ou a maior parte da aréola do seio da mãe. "A criança deve ficar com o que se chama popularmente de boca de peixe", explica a nutricionista Raquel Dias, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O restante fica por conta da criança, que já nasce com o reflexo para realizar a sucção. Uma má pega, é bom lembrar, pode causar problemas como a fissura no bico do seio da mãe.

 Jeito certo de amamentar

o-jeito-certo-de-amamentarVárias são as posições para que o bebê se alimente com eficácia. Em qualquer uma delas, é importante que haja uma boa pega para evitar fissuras na mãe e cólicas no bebê
O primeiro passo é ensinar o bebê a fazer uma boa pega. Ele precisa abrir bem a boca para pegar toda ou grande parte da aréola mamária. Na posição tradicional, a mulher deve ficar sempre confortável, com os braços, as costas e os pés bem apoiados. Já o pequeno deve estar com a cabeça e o corpo alinhados e seu estômago encostado na barriga da mãe para facilitar a sucção. Quanto mais juntinhos os dois estiverem, melhor. "Caso contrário, ele vai absorver mais ar do que leite, o que coloca em risco sua nutrição e favorece a ocorrência de cólicas", observa a pediatra Dolores Fernandez, do Instituto Perinatal da Bahia, em Salvador. É recomendável variar para outras posições, encaixando o bebê sob o braço, próximo à axila, por exemplo. Assim, a pressão do queixo e da língua da criança ocorrerá em diferentes pontos do mamilo e da aréola mamária, prevenindo as fissuras.

Como tratar as fissuras nos mamilos

como-tratar-as-fissuras-nos-mamilosUma das medidas é passar o próprio colostro no bico e na aréola do seio, que tem ação bactericida e hidratante. Aprenda outras medidas para se livrar desses incômodos
Se houver fissuras, a recomendação é continuar amamentando e, após cada mamada, passar o próprio colostro no mamilo e na aréola, deixando-os secar ao ar livre. Se o tempo estiver frio ou úmido, você pode usar outra fonte de luz, como uma lâmpada de 40 W, a 30 cm de distância. "O colostro tem uma ação bactericida e hidratante e manter os mamilos secos é fundamental para a boa cicatrização", explica a consultora em amamentação Lívia Teixeira, do Consultório de Aleitamento Materno, na capital baiana.
 
Conchas e bicos de silicone
"As conchas evitam o atrito com o tecido do sutiã, o que pode causar dor e dificultar a cicatrização", acrescenta a especialista. Atenção: elas devem ter a base de silicone para não machucar e furos para garantir a ventilação dos mamilos. Banhos de Sol de 10 a 15 minutos, das 7 às 10 horas e após as 15 horas, são indicados tanto para prevenir como para tratar as fissuras. Já o uso de protetores de silicone (bicos de plástico colocados sobre o mamilo) é contra-indicado. Segundo os médicos, além de não serem eficientes para evitar a fissura, atrapalham a pega do bebê, que pode passar a sugar menos leite.


Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário