terça-feira, 14 de agosto de 2012

Proteja seu filho de acidentes

Proteja seu filho de acidentesEles são a principal causa de morte de crianças no Brasil. E os pais nem imaginam a dimensão do problema. É o que diz um estudo realizado pela ONG Criança Segura.

 
Um tombo aqui, uns arranhões ali. Qualquer infância bem vivida não exclui uma boa dose de quedas e pequenos machucados. Enquanto um anti-séptico e o popular “já passou” forem suficientes para contornar a situação, tudo certo. O problema é que incidentes considerados pelos pais fatos isolados são, na verdade, a principal causa de morte e a terceira de hospitalização de crianças de 1 a 14 anos. Entre eles estão acidentes no trânsito, afogamento, sufocação, queimaduras, quedas e intoxicação.
 
Segundo um estudo realizado pela ONG Criança Segura, pais e mães não têm idéia da dimensão do problema. Muitos nem imaginam, por exemplo, que a maioria das mortes de crianças de 1 a 4 anos está relacionada a afogamentos e atropelamentos. Sem falar no número de internações por causa de acidentes domésticos, casos que, de modo geral, são considerados fatalidades pelos adultos. “Na verdade, a prevenção ajudaria muito a diminuir essa incidência”, acredita Thaís Gava, coordenadora do programa Criança Segura na Escola, uma iniciativa da ONG.
 
Para ela, três fatores seriam capazes de baixar os índices atuais: a criação de políticas públicas, a prevenção por parte dos pais e a orientação dos pequenos. “Vale ressaltar a importância de entender os acidentes como uma questão de saúde pública. E que a gente pode enfrentar”, enfatiza Thaís.
 
Dentro de casa, algumas providências simples podem ajudar a combater o problema:
 
- Para evitar quedas, crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não tiver escolha, coloque grades nas laterais
- Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos
- Remova todos os brinquedos e travesseiros do berço quando seu bebê estiver dormindo. Isso reduz o risco de asfixia
- Guarde todos os produtos de higiene e limpeza e medicamentos trancados, longe da vista e do alcance das crianças
- Quando adquirir um brinquedo, certifique-se que ele é atóxico, ou seja, que não contém componentes tóxicos
No site da ONG Criança Segura, você encontra uma série de orientações para evitar situações de envenenamento, queimadura, quedas, entre outros acidentes. Clique aqui e veja como proteger o seu filho.


Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário