quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bendito soninho

Bebê que descansa de dia dorme melhor à noite. Confira cinco dicas para ele aproveitar melhor essa hora de descanso.


Algumas vezes, quando o bebê não dorme de dia, as pessoas dizem: "Que bom. Ele vai dormir bem à noite. Está muito cansado". Com adultos, pode até ser assim, mas, com bebês, é exatamente o contrário. Quando exaustos, eles tendem a ficar irritados e com mais dificuldade para dormir. É o chamado efeito vulcânico, uma explosão de cansaço, em que se torna difícil acalmar a criança. Por isso, é fundamental que o bebê tire sonecas durante o dia, pois são elas que o deixam disposto quando acordado.

Veja aqui cinco dicas de como fazer seu bebê descansar de dia e, consequentemente, ter uma noite melhor. As sonecas devem duras de duas a três horas. Quanto menor o bebê, mais sonecas ele precisa. Um bebê de 4 meses precisa de duas sonecas de pelo menos duas horas e deve dormir o total de 15 horas, somando dia e noite. Assim, ele conseguirá ficar cerca de três horas acordado, entre as sonecas, sem choro ou irritação. Vamos lá:


  1. O grande segredo é criar uma rotina, identificando o quanto de sono seu bebê precisa para ficar bem e o ajudando a pegar o ritmo. Anote durante uma semana como se comporta e, baseado nisso, planeje as sonecas, seguindo as preferências do seu filho.
  2. Se perceber que o bebê está sonolento, pare tudo e vá colocá-lo para dormir. Não deixe passar o "momento mágico", do contrário, ele se agitará novamente e pode perder o sono, arruinando a soneca.
  3. Se o bebê não dormiu bem à noite, as sonecas podem ajudá-lo a recuperar o sono, no entanto, o contrário não acontece. Se ele não tirou sonecas, a noite pode se tornar ainda mais difícil, com mãe e bebê cansados.
  4. Tente organizar a rotina para que as sonecas aconteçam pela manhã e, no máximo, no meio da tarde. Evite que sejam feitas ao final do dia, perto da hora de dormir, para preservar o descanso da noite.
  5. Silêncio, calmaria e conforto. Os bebês querem o mesmo que os adultos na hora de dormir. Tudo bem deixar as cortinas parcialmente abertas para que ele perceba que é dia, mas nada de agitação. Deixe seu pequeno descansar o quanto precisa e terá um bebê mais feliz. 








Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário