quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tabagismo

A decisão de parar de fumar pode ser a chave para uma melhor qualidade de vida e saúde.

Cerca de 10 mil pessoas morrem por dia em decorrência do tabagismo.

Um ano após largar o cigarro, cai pela metade o risco de morte por infarto.

tituloO tabagismo, mata no mundo cerca de 10 mil pessoas por dia, além de ser a 3ª maior causa de morte evitável.

Embora difícil de evitá-lo, é importante se conscientizar sobre os malefícios do fumo. Afinal, o uso frequente do cigarro é um dos maiores causadores de doenças não transmissíveis e o grande responsável pela morte de um a cada dez adultos no mundo.



Como ocorre a dependência
A nicotina é a droga que gera dependência e é encontrada em todos os derivados do tabaco (charuto, cachimbo, cigarro de palha etc.). Ela atinge o cérebro entre 7 a 9 segundos e libera várias substâncias (neurotransmissores) que são responsáveis por estimular a sensação de prazer. Com a ingestão contínua da nicotina, o cérebro se adapta e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no início. Esse efeito é chamado de tolerância à droga.

Com o passar do tempo, o fumante passa a ter necessidade de consumir cada vez mais cigarros. Com a dependência, cresce também o risco de se contrair graves doenças, que podem levar à invalidez e à morte.

Doenças causadas pelo cigarro
O tabagismo pode causar diversos problemas de saúde, como câncer de pulmão e do aparelho digestivo, dificuldades respiratórias, infarto, derrame, infecções respiratórias, impotência sexual no homem, entre outros.

Dados da Organização Mundial da Saúde - OMS indicam que, no mundo, o cigarro é a maior causa de mortes que poderiam ser evitadas. Quase 5 milhões de pessoas perdem a vida por ano em razão do tabagismo – cerca de 10 mil por dia.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, um ano após largar o cigarro, cai pela metade o risco de morte por infarto do miocárdio (o músculo que forma o coração) e no período entre 5 e 10 anos após largar o vício, as chances de sofrer um infarto serão iguais às de pessoas que nunca colocaram um cigarro na boca. Ciente dos malefícios, vale lembrar que recentemente, o Ministério da Saúde divulgou que 18,8% da população brasileira é fumante.

Tabagismo passivo
O tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco por indivíduos não-fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados. Essa é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, subsequente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool. Em adultos, o tabagismo passivo causa um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem; nas crianças, a exposição à fumaça do tabaco gera maior frequência de resfriados e infecções do ouvido médio, risco maior de doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e exarcebação da asma.

Dicas para P A R A R de fumar

tituloDepois de tantos malefícios, que tal parar de fumar?
Para quem quer parar de fumar, a primeira dica é ligar para o Disque Pare de Fumar, do Ministério da Saúde (tel. 0800-61-1997). Os atendentes irão ouvir o seu caso e encaminhá-lo para a unidade mais próxima que realize o tratamento. Confira também algumas dicas que podem ajudar.
Marque uma data
O melhor é parar completamente, de uma vez só, na data escolhida. Parar aos poucos e não cumprir as metas estabelecidas pode fazer com que a pessoa fique ansiosa e passe justamente a fumar mais.

Aguente firme na hora da fissura
A fissura é a vontade intensa de fumar, que dura cerca de cinco minutos. Nessa hora, tente se distrair com alguma coisa, como conversar. Ainda não se sabe exatamente o motivo disso, mas beber água gelada, comer frutas a baixas temperaturas ou até chupar um cubo de gelo ajudam o fumante nessa hora. Muita gente também tem sucesso mantendo as mãos ocupadas por elásticos, canetas ou até cenouras cortadas em palito, imitando o formato do cigarro.

Escove os dentes após as refeições
O gosto da comida na boca em geral faz com que as pessoas tenham vontade de fumar após a refeição. A ordem é, em vez de sair para fumar, ir ao banheiro e escovar os dentes.

Evite bebida alcoólica
O álcool faz com que a nicotina seja eliminada de forma mais rápida pelo organismo, o que estimula o fumante a querer repor rapidamente essa perda. Além disso, beber faz as pessoas naturalmente perderem o controle, o que pode fazer com que tenham uma recaída.

Cuidado com a dieta
Especialistas dizem que é normal ganhar até 2 kg após deixar de fumar, porque o paladar melhora com o fim do tabagismo. Mas isso não é desculpa para exagerar no prato e ficar exposto a um outro problema grave de saúde, a obesidade.

Dê um presente para si mesmo
Guarde o dinheiro que você gastaria com os maços de cigarro e compre algo para você ou para alguém querido. O aspecto financeiro é um estímulo para quem quer parar de fumar.


Fonte: SAÚTIL.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário