quinta-feira, 12 de julho de 2012

Estresse

Cultive seu lado criativo. Um hobby é excelente para isso.

Manter uma vida com hábitos saudáveis é um ótimo componente para combater o estresse.

O estresse pode ser o ponto de partida de várias doenças graves.

tituloTrânsito, ônibus lotado, falta de dinheiro, pressão no trabalho são problemas que podem transformar você em uma bomba-relógio. Não deixe que isso aconteça. Viva com otimismo, relaxe e seja feliz.

Ao contrário de 50 anos atrás, quando não existia trânsito intenso, celulares, computadores, internet, no mundo de hoje parece cada vez mais impossível descansar. Estamos sempre esperando a próxima ligação, preocupados se vamos conseguir chegar a tempo em algum lugar ou com a cabeça cheia de coisas para fazer. Isso faz com que o nosso corpo fique em constante estado de alerta, não conseguindo nunca relaxar. É essa situação que gera o estresse, ficamos desgastados, à beira de um ataque de nervos e nos tornamos incapazes de enfrentar as tarefas mais comuns e os relacionamentos com outras pessoas, em casa ou no trabalho.

tituloAprenda a combater o estresse
 
Os sintomas mais comuns do estresse são o mal-estar, dor muscular, dor de cabeça constante, insônia, diarréias ou prisão de ventre, tonturas e diminuição do desejo sexual.  A pessoa estressada fica agressiva, vive exausta e acredita que tudo vai dar errado. A melhor forma de combater o estresse é reconhecer esses sinais de que algo não está bem, diminuir o ritmo e descansar. Veja a seguir algumas dicas para relaxar:



- exercite-se.
Atividades físicas ajudam a descarregar a tensão e fazem relaxar.

- prepare-se para os imprevistos.
Lembre-se que às vezes as coisas podem sair diferente do planejado.

- respire fundo.
Quando passar por uma situação estressante em casa, na rua ou no trabalho, respire fundo, dê uma volta e esfrie a cabeça.

- descanse.
Converse com seu chefe e tire férias.

- não leve os problemas para a cama.
Respire fundo e deixe para resolvê-los após uma boa noite de sono.

- separe um tempo para você.
Faça algo que você gosta: assista TV, escute música, cozinhe etc.

- saia com os amigos, divirta-se.
Momentos de lazer renovam as energias.

- converse com pessoas positivas.
Boas energias e um bom papo fazem bem para a mente e ajudam a relaxar.

- não leve a vida tão a sério. Sorria.
Tente viver com mais humor e menos sofrimento e dor.

Otimismo um ótimo remédio contra estresse
Estudos comprovam que o otimismo e o bom humor ajudam na liberação de endorfina, um hormônio que desperta a sensação de prazer e bem-estar. Esboçar um sorriso ou dar uma boa gargalhada traz um relaxamento imediato que se estende para o corpo todo.

Uma pessoa bem-humorada consegue  lidar com os desencontros e problemas do dia a dia sem se estressar demais. Dessa forma, consegue ser mais descontraída, criativa e olhar para os problemas com mais otimismo. O que influencia positivamente os seus relacionamentos, em casa ou no trabalho.

Faça uma reflexão e identifique o que deixa você mais tenso e estressado. E aproveite o novo ano para mudar de hábitos e relaxar. Que tal estabelecer as metas para o próximo ano uma mudança de atitude e encarar a vida com bom humor e otimismo? 


Fonte: SAÚTIL.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário