terça-feira, 17 de julho de 2012

Doenças que chegam com o inverno

Dificilmente os pequenos escapam ilesos da estação do frio, sem um ou outro probleminha respiratório, como gripe, asma e até bronquiolite... O segredo é atenuar o mal-estar e prevenir complicações.



Cof, atchiiim, brrrr....Mal despenca a temperatura e a sinfonia de tosses e espirros anuncia a temporada de encrencas para a saúde das crianças - e de noites em claro para os pais. Apesar do incômodo tremendo, esses episódios não costumam ser grandes motivos de preocupação, desde que detectados e tratados precocemente. “Controlá-los em estágio inicial é importante para evitar que se compliquem ou minem o sistema de defesa do organismo, abrindo a guarda para infecções secundárias mais graves, como a pneumonia”, exemplifica a pediatra e pneumologista Simone Aguiar, do Hospital Samaritano, em São Paulo.
 
Os problemas mais comuns
No rol das enfermidades mais prevalentes na estação do frio estão as crises alérgicas, como asma e rinite. O sistema imunológico de pessoas geneticamente propensas reage exageradamente a agentes que não são potencialmente nocivos. “E nessa época do ano, o confinamento em ambientes fechados; o pó doméstico; a queda na umidade relativa do ar; os ácaros acumulados em cobertores, edredons e agasalhos de lã guardados precipitam esses quadros”, enumera o imunologista pediátrico Antonio Zuliani, professor de alergia e imunologia na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em Botucatu, no interior paulista. As janelas lacradas e a aglomeração de pessoas também favorece a transmissão de micro-organismos, o que se traduz em infecções virais como a bronquiolite e a gripe.

Para que ameaça não pegue de surpresa, conheça os principais males que espreitam os pequenos nos meses frios e suas manifestações mais comuns:

Bronquiolite
Fase em que é mais comum
Bebês

Características
É responsável por cerca de 70% das internações de crianças por problemas respiratórios. Inicia-se como uma infecção de vias aéreas e, três a cinco dias depois, surge dificuldade respiratória e chiados no peito, resultantes de tosses com catarro. A criança pode apresentar febre baixa e expelir bastante muco pelo nariz.

Tem vacina?
Existe uma terapia à base de anticorpos monoclonais que previne em até 90% o problema. Mas, o tratamento só é indicado em casos específicos, como prematuridade, cardiopatia e hipertensão pulmonar.

Tratamento
É feito à base de inalações com soro fisiológico, que ajuda a liberar as correntes de ar. Já a água e o leite materno, por sua vez, evitam a desidratação. Nos casos mais complicados, uma intervenção médica mais rigorosa pode ser necessária.

Asma
Fase em que é mais comum
Pode ocorrer em qualquer idade

Características
Chiado no peito, falta de ar, tosse seca, chiado e opressão no peito. A crise é ativada por reação alérgica e consiste na inflamação dos bronquíolos, acompanhada por aumento na produção de muco, o que compromete a respiração.

Tem vacina?
Não

Tratamento
Por se tratar de um problema crônico, assim que o pediatra detectar a doença  é recomendado consultar um especialista. Os médicos costumam orientar como proceder em caso de um episódio doméstico e esclarece quando se dirigir ao pronto-socorro. Eles também recomendam evitar contato com os agentes que desencadeiam as alergias e, dependendo da gravidade do caso, prescrevem medicamentos como anti-inflamatórios e dilatadores dos brônquios.

Amigdalite
Idade em que é mais comum
Todas as idades

Características
Dor de garganta de leve à intensa, que pode ser persistente; dificuldade de engolir; dor de cabeça; febre; calafrios; sensibilidade na garganta; alterações ou perda temporária da voz. Diferente da dor de garganta normal, as amígdalas ficam visivelmente inchadas.

Tem vacina
Não

Tratamento

Lavar as mãos. Repouso para o organismo se recuperar. Aumentar o consumo de líquidos. Pingar soro fisiológico nas narinas, conforme orientação médica.  Em casos mais graves, médicos podem prescrever antibióticos ou até indicar a extração das amígdalas por meio de cirurgia.


Sinusite
Idade em que é mais comum
Qualquer idade

Características
A infecção ou inflamação nos chamados seios da face causa dores de cabeça e/ou ao redor dos olhos, das maçãs do rosto ou céu da boca; febre; secreção nasal; e sensação de mal-estar generalizado.

Tem vacina
Não

Tratamento
É necessário aumentar a hidratação. Dependendo do caso, médicos podem prescrever analgésicos, antibióticos e descongestionantes – estes últimos, desde que não sejam usados de modo excessivo. Casos mais graves podem precisar de uma cirurgia para limpar e drenar os seios da face. Vale lembrar que crises de rinite podem predispor o organismo ao problema. Mais uma razão para manter a doença sob controle, nesta época do ano.

Otite
Idade em que é mais comum
Bebês

Características
Dor no ouvido; febre alta; irritação; e secreção do ouvido que pode apresentar sangue ou pus. É conseqüência de uma inflamação causada por vírus ou bactéria.

Tem vacina?
Não

Tratamento
Desobstruir as narinas usando soro fisiológico. Consultar um médico, que pode prescrever antitérmico e antibiótico. É importante tratar o problema diante dos primeiros sintomas, já que, em casos mais graves, a infecção pode promover a ruptura da membrana timpânica.
Pneumonia
Idade em que é mais comum
Qualquer idade

Características
Respiração acelerada e rápida; tosse com expectoração; recusa ao alimento; febre persistente; e respiração difícil. Apenas um especialista, no entanto, pode diagnosticar se é mesmo pneumonia ou outra infecção respiratória.

Tem vacina?
Sim, mas somente contra os pneumococos, as bactérias que mais frequentemente deflagram a doença entre 1 e 5 anos de idade.

Tratamento
À base de medicamentos e antibióticos, dependendo do grau e do tipo de pneumonia contraída. Em certos casos, a internação pode ser necessária. Como em bebês os problemas respiratórios se agravam com mais facilidade, é preciso procurar um médico o mais rápido possível. 

Resfriado
Idade em que é mais comum
Qualquer idade

Características
Coriza; obstrução do nariz; rouquidão; voz anasalada; e febre, geralmente em crianças.

Tem vacina?
Não

Tratamento
Consiste em aliviar os sintomas e dar condições adequadas para que o organismo se recupere. Oferecer muito líquido. O uso de remédios é apenas indicado em casos mais complicados, desde com a devida orientação de um médico.


Rinite
Idade em que é mais comum
Após 6 meses de idade

Características
Coriza, tosse, dor de cabeça, espirros, nariz obstruído e olhos lacrimejantes causados por alguma reação alérgica ligada ao ar.

Tem vacina?
Não

Tratamento
Beber muito líquido. A higiene nasal com soro fisiológico diariamente é a primeira regra. Um médico pode prescrever medicamentos, dependendo do caso avaliado. O melhor tratamento é evitar a exposição aos fatores que causam a alergia.

Gripe
Idade em que é mais comum
Qualquer idade

Características
Febre; calafrios; prostração; cefaleia; dor de garganta; congestão nasal; irritação nos olhos; dores no corpo.

Tem vacina?
Sim

Tratamento
Repouso. Dependendo do caso, médicos podem recomendar o uso de antivirais que tratam especificamente a gripe. 



                                                                                    Como evitar
Para que as crianças não se tornem vítimas, a saída é resguardá-las dos fatores de risco. “Coloque edredons, cobertores e roupas de lã ao sol, antes de utilizá-los, para eliminar os ácaros. Umidifique o ar, afaste os pequenos da fumaça de cigarro,  mantenha o ambiente limpo com um pano úmido e evite lugares fechados”, aconselha Zuliani. Essas recomendações valem em dobro para os pequenos alérgicos.
 
Outros hábitos positivos ajudam a reforçar as defesas contra o ataque inimigo, segundo o médico. “Estimule seu filho a ingerir bastante líquido, consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, acerola e caju, aplicar soro fisiológico no nariz, praticar atividade física ao ar livre e lavar as mãos com água e sabão frequentemente e sempre que entrar em contato com locais por onde circula muita gente”.
 
Outra precaução que merece destaque são as vacinas. Certifique-se de que a imunização dos pequenos contra gripe e pneumococos-- bactérias que mais frequentemente deflagram pneumonia entre 1 a 5 anos de idade-- esteja sempre em dia.
 
Se apesar de tantos cuidados um inconveniente desses atacar seu filhote, a ordem é consultar um especialista, sem perder tempo. “Nunca negligencie sintomas comom tosse persistente e chiado no peito, por exemplo. Eles podem indicar doenças mais sérias, como bronquiolite que, sem uma intervenção adequada, pode evoluir para insuficiência respiratória ou predispor a criança à problemas alérgicos no futuro”, alerta a pediatra e neonatologista Claudia Tanuri, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.

Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário