quinta-feira, 12 de julho de 2012

Gripe ou Resfriado

Fique atento. Gripes e resfriados podem se transformar em pneumonia.

O inverno é a estação amiga da gripe e do resfriado.

Você sabia que gripe e resfriado não são a mesma doença?

tituloVocê sabia que gripe e resfriado não são a mesma doença? Confira a seguir as principais diferenças e como se proteger.É muito comum as pessoas confundirem gripe com resfriado. Isso acontece porque essas duas doenças respiratórias têm algumas coisas em comum: as duas são transmitidas pelo ar, quando uma pessoa doente espirra, fala ou tosse, espalhando gotículas contaminadas no ambiente. E a ocorrências das duas é mais comum no inverno, porque os ambientes ficam mais fechados por causa do frio. Porém, gripes e resfriados são doenças com causas, sintomas e tratamento diferentes. Veja a seguir como saber quando você está gripado ou resfriado:

Resfriado
- os principais sintomas são: nariz entupido, coriza, espirros e em alguns casos pode haver febre.

- é transmitido pelo ar, quando uma pessoa resfriada espalha gotículas contaminadas ao falar, tossir ou espirrar.

- dura aproximadamente 4 dias.

Gripe
- os principais sintomas são: febre, dores musculares, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta e cansaço.

- é muito contagiosa. Pode ser transmitida pelo ar, quando uma pessoa gripada tosse, fala ou espirra, contaminando o ambiente.

- pode ser transmitida também pelo contato das mãos com superfícies contaminadas pela secreção de alguém que está gripado, como por exemplo, toalhas, corrimãos e maçanetas.

- é causada pelo vírus Influenza.

- dura aproximadamente 10 dias.

tituloPrevenção

Como curar gripes ou resfriados?
Não existem remédios para curar a gripe ou os resfriados. O ideal é que a pessoa doente fique em repouso. E o uso de antitérmicos, chás e remédios para dor pode aliviar os sintomas e melhorar o bem-estar.


Como se proteger contra gripes e refriados?
A melhor maneira de se proteger contra o vírus da gripe, é tomando a vacina contra o Influenza no período que antecede o inverno. Essa vacina é válida por um ano e evita os casos mais graves de gripe, diminuindo o número de mortes por pneumonia.

Além disso, tanto no caso de gripes quanto de resfriados:

 - evite ambientes fechados e com muitas pessoas.

 - mantenha uma alimentação saudável.

  - beba bastante água.

Fique atento!
Tanto a gripe quanto os resfriados são doenças sem maiores conseqüências. Normalmente, as pessoas apresentam melhora no prazo de quatro a dez dias. Mas é importante ficar atento, pois gripes e resfriados podem se transformar em pneumonia. Se persistirem os sintomas, procure um médico. 


Fonte: SAÚTIL.com.br  

Um comentário: