quinta-feira, 12 de julho de 2012

Alimentação Saudável


Beba pelo menos 2 litros de água todos os dias.

Estabeleça uma rotina alimentar.

Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar.

titulotituloUma boa alimentação é a forma mais gostosa de cuidar da saúde e dar ao seu corpo os nutrientes que ele precisa. Mas correria do dia a dia torna muito mais difícil achar tempo para se alimentar de maneira adequada. Para a maioria das pessoas que trabalham fora de casa, o salgadinho do bar da esquina, sanduíches e refrigerantes da lanchonete se tornam a opção mais fácil para aliviar a fome.

Não comer bem pode trazer muitos problemas
O problema de se entregar às facilidades das refeições prontas e rápidas, é que com o tempo o organismo não recebe todos os nutrientes de que precisa e logo o nosso corpo começa a reclamar. Ganhamos ou perdemos peso demais, ficamos doentes com mais facilidade e etc.
Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a maioria da população se alimenta de hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e outros alimentos ricos em açúcar e de preparo rápido, o número de pessoas acima do peso é tão grande que o problema já é considerado caso saúde, e por isso várias campanhas vêm sendo realizadas para combater os maus hábitos alimentares e a obesidade.   

Alimentar-se de forma saudável todos os dias é fundamental para manter o bem-estar físico, a saúde e a qualidade de vida. Ainda que seja necessário mudar alguns hábitos, como fazer o café da manhã em casa, carregar barrinhas de cereais e frutas para o trabalho. Para facilitar essa tarefa, preparamos para você algumas dicas de como se alimentar bem no trabalho.

Dicas para uma alimentação saudável:
Divida a alimentação em três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e três lanches intermediários.

Café da manhã
- tente tomar o café da manhã em casa, pois ele oferece a energia que você precisa para começar o dia.
- caso não consiga comer em casa, evite refrigerantes e frituras, como coxinhas e enroladinhos.

Lanche da manhã
- coma uma fruta, um biscoito, uma barrinha de cereal ou beba um copo de suco, um iogurte... Esse lanche faz com que você não exagere na hora do almoço.

Almoço
- se você almoça no local onde trabalha, e não tem muitas opções, coma carboidrato (arroz, macarrão, batata, mandioca), proteína (frango, carne, peixe), grãos como feijão, lentilha, soja, grão de bico, verduras e legumes.

- não exagere na quantidade.
- para sobremesa, escolha fruta ou gelatina.
- se você almoça em restaurantes, prefira um restaurante por quilo, porque você pode escolher os alimentos e montar o seu prato. Não esqueça: coma um alimento de cada grupo, como na dica acima.
- evite frituras e alimentos muito gordurosos.
- beba sempre um suco de fruta ou água, evite refrigerantes.

Lanche da tarde
- esse lanche é tão importante quanto o da manhã, porque ele faz com que você não chegue em casa morrendo de fome e exagere na hora do jantar.
- coma uma fruta, um biscoito, uma barrinha de cereal ou beba um copo de suco, um iogurte etc.

Jantar
- procure fazer o jantar até as 21h.
- caso estude à noite, procure jantar ou fazer um lanche que tenha verdura, legumes, queijo, presunto etc.
- evite maionese, catchup e mostarda.
- caso vá a uma lanchonete, prefira sempre salgados assados, ao invés de fritos. E sucos, chás e vitaminas ao invés de refrigerantes.

Ceia
- ao chegar em casa, caso tenha fome, faça uma ceia. Escolha alimentos leves, como por exemplo: 1 copo de leite, 1 xícara de chá com torrada, uma fruta, etc.

E lembre-se: Beba sempre de 2 a 3 litros de água diariamente. 


Fonte: SAÚTIL.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário