quinta-feira, 12 de julho de 2012

Alergias e problemas respiratórios

Todo ano é a mesma coisa: chegam o outono e o inverno e com eles aumenta o número de pessoas com todo tipo de doenças respiratórias: bronquite, sinusite, resfriado, rinite, amidalite, gripe, pneumonia e até tuberculose.  Elas não perdoam faixa etária ou sexo, mas os principais atingidos são as crianças e os idosos. Além das mudanças bruscas na temperatura, os níveis de poluição do ar e a propagação de bactérias e vírus em ambientes fechados são outros fatores que aumentam a incidência de doenças respiratórias. Uma opção urgente e inadiável é, sem dúvida, a vacina contra a gripe, principalmente para as faixas etárias de maior risco. Aglomerações em locais fechados nos dias frios também devem ser evitadas.

Como ocorrem
Pessoas alérgicas não nascem assim, mas com a capacidade de se sensibilizarem por determinado fator. Tornar-se sensível a um tipo de substância significa ter uma resposta de defesa a ela. Isso explica por que podemos conviver com uma substância por algum tempo e desenvolver sintomas de sensibilidade a ela depois. Essa característica é herdada dos pais. Quando um homem e uma mulher alérgicos têm um filho, a chance de essa criança ser alérgica é de 50%.

Mesmo que nenhum dos pais apresente alergia, a criança ainda assim pode vir a ter reações alérgicas, que se apresentarão como rinite, conjuntivite, asma ou alergia de pele. A forma mais comum, sem dúvida, é a rinite.

Um em cada quatro brasileiros sofre de rinite alérgica desencadeada por fatores como o ácaro da poeira, a caspa de animais e o mofo. Os mecanismos que disparam as respostas a esses alérgenos (substâncias que provocam reações alérgicas) são parecidos. As crises agudas de tosse, espirro, coriza e congestionamento nasal costumam acontecer no período noturno, quando as pessoas têm contato com travesseiros, cobertas e colchões repletos de pó.

Em até 20 minutos é possível identificar várias alergias. Para esse tipo de teste, o especialista define quais antígenos serão testados contra determinados alérgenos, baseado principalmente no histórico de sintomas. São mais de 60 tipos, divididos em ácaros, fungos, pelos de animais, baratas, alimentos e insetos.

tituloPRINCIPAIS AGRAVENTES
Atividades físicas não combinam com poluição
Um erro muito comum é fazer atividades físicas próximo a vias movimentadas. Correr ou andar de bicicleta entre os carros aumenta os efeitos nocivos da poluição. Isso porque o corpo em atividade consome uma quantidade de ar até dez vezes maior do que em repouso e, consequentemente, a inalação de poluentes também cresce.

Para piorar, com o esforço físico as pessoas tendem a respirar pela boca, deixando de usar uma das maiores proteções do corpo — os filtros de ar das narinas. A atividade física em ambientes com ar poluído aumenta as chances de enfisema e asma, além de elevar a pressão sanguínea. Boa parte do ar poluído vem dos carros, motos e ônibus — cerca de 87% das emissões de gases poluentes vêm dos escapamentos.

O problema é que a frota de carros só tem aumentado, tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades. As pessoas precisam se conscientizar de que a nossa saúde e a de nossos filhos está em jogo.

Poluentes no congestionamento
Não é para se assustar, mas você já parou para pensar quantos poluentes invadem seu corpo a cada congestionamento? Ao contrário do que muitos pensam, ligar o ar-condicionado não impede que eles entrem no carro. É pior circular com esse equipamento funcionando do que com uma janela ligeiramente aberta. O duto de entrada de ar fica bem na altura dos escapamentos.

No inverno, quando a temperatura fica mais amena, o ideal é fechar os vidros completamente. Não importa a temperatura, faça o mesmo sempre que passar por túneis, onde cresce a concentração desses gases. Nem mesmo dentro de casa estamos livres da poluição.
Mas, atenção! Pior do que respirar o ar poluído é tragar a fumaça de cigarro. Se você ainda fuma, procure ajuda para parar. Sua saúde — e a de todos os que você quer bem — vão agradecer.

Queimadas e problemas respiratórios
 A produção agrícola, principalmente o cultivo de cana-de-açúcar, também tem sua parcela de responsabilidade. As queimadas da pré-colheita liberam grandes quantidades de material particulado e de monóxido de carbono, o que aumenta o número de casos de problemas respiratórios, como asma e bronquite. Cidades como São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Recife apresentam níveis de poluição que se estendem por até mais de 300 km de distância, espalhando os poluentes por todo o interior do país.

PREVENÇÃO
que um alérgico precisa saber:
- Cortinas, tapetes e carpetes são verdadeiros ninhos de ácaros. Melhor não
tê-los por perto.
- Limpe diariamente a casa e o quarto usando pano úmido e/ou aspirador; nunca
vassouras, espanador, panos secos ou escova. Eles apenas mudam o pó e os ácaros de lugar.
- Limpe filtros de ar-condicionado e pás dos ventiladores semanalmente.
- Evite contato com animais de pelo e pena. Crianças alérgicas não podem usar
brinquedos de pano e pelúcia, nem mesmo para enfeitar o quarto.
- Limpe gavetas e armários do quarto com pano úmido pelo menos uma vez ao
mês.
- Não use pastilhas antimofo ou naftalina, que são irritantes respiratórios.
- Evite odores ativos, como perfumes, desinfetantes, ceras e tinta de parede.
- Não fume e não fique perto de pessoas que fumam.
- Evite banho frio ou muito quente, principalmente no inverno, quando a
infecções respiratórias são mais frequentes. A temperatura morna é a melhor opção.
- Nunca se automedique, consulte um especialista.
- Ao apresentar a crise, se não estiver sob acompanhamento médico, procure imediatamente um pronto atendimento de saúde.
- Lave suas roupas de inverno e cobertores que ficaram guardados antes de
utiliza-los em uso.

Outras dicas importantes
Para evitar tantos efeitos nocivos ao aparelho respiratório, consuma frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C, como pêssego e pimentão vermelho, que estimulam a produção de glutationa, enzima do fígado que ajuda a impedir a ação dos radicais livres produzidos pelo organismo aos montes quando inspiramos gases nocivos.

A faxina doméstica também ajuda a manter longe os poluentes:
- Feche as janelas em horários de trânsito intenso — Não importa se você mora em apartamento ou casa.
- Aumente a umidade do ar — Você pode espalhar baldes de água ou toalhas úmidas pelos cômodos também funciona. Além de diminuir a concentração dos gases, isso ajuda a lubrificar e limpar o muco nasal que retém parte da poluição.


Fonte: SAÚTIL.com.br 

2 comentários:

  1. Infelizmente o ar das grandes metrópoles, além da poluição têm vírus, bactérias, fungos e ácaros dentro das nossas casas, afetando a saúde de crianças, idosos, gestantes, hipertensos, cardíacos, diabéticos e esportistas e todas as pessoas que sofrem de alguma alergia respiratória como asma, rinite, sinusite, bronquite, além de gripes, resfriados e pneumonia. Tente manter a casa limpa e colocar um bom purificador de ar nos quartos e verá como você e a sua família poderão respirar, relaxar e dormir melhor a noite. Procure um purificador que possua filtro de carvão ativado e o verdadeiro filtro HEPA, o mesmo utilizado em centros cirúrgicos e que consegue reter até 99,97% das impurezas acima de 0,3microns, sem efeitos colaterais e danos ao meio ambiente, sem contar na proteção comprovada da nossa pele contra a poluição do dia a dia.
    Já existe no Brasil o purificador de ar da Sharp com tecnologia Plasmacluster. É um produto revolucionário e já comprovado por institutos de pesquisas independentes de vários países. O único purificador do mundo que emite íons positivos e negativos simultâneos (patente da Sharp), como na floresta, para atacar vírus, bactérias, fungos e ácaros diretamente no ar, no chão e nas paredes fazendo as pessoas necessitadas consigam viver com mais conforto e saúde. Este purificador já ajudou inclusive na prevenção e no combate à proliferação da gripe de frango em hospitais de Hong Kong/China. tony@qarbr.com.br
    Fonte: Qar / Shar

    ResponderExcluir