quinta-feira, 12 de julho de 2012

Lavando de forma correta as frutas e legumes

Quer aprender qual é a melhor forma de higienizar os alimentos que você vai consumir? A doutora Mirian Nogueira, nutricionista do Hospital São Luiz, explica o procedimento passo a passo e responde a algumas dúvidas sobre o que se pode usar nessa tarefa sem prejudicar a saúde.

Como devem ser lavadas as frutas, legumes e verduras?
“A primeira coisa a se fazer é selecionar os vegetais: escolher as folhas, uma a uma, retirando as estragadas; retirar as folhas externas de vegetais com intuito de reduzir a carga de agrotóxicos; lavar folha por folha em água tratada, tirando a terra e as sujeiras com as mãos e retirar a casca se possível (após cloração), pois boa parte do agrotóxico concentra-se nesta parte externa.
Feito isso, lave bem as verduras com água corrente. O uso de escovinha só é indicado caso haja sujidades muito difíceis de ser retiradas, mas atenção, cuidado com a higienização da mesma, pois ela também pode ser um foco de contaminação. O melhor mesmo é utilizar as mãos para retirar estas sujidades.
Faça uma solução com água sanitária: uma colher de chá para um litro de água. Deixe de molho por 15 minutos.
Para as folhas e frutas rasteiras que serão consumidas com casca, lave novamente e ponha os vegetais em uma solução de água com bicarbonato de sódio. Uma colher de bicarbonato para um litro de água. Deixe de molho de 20 a 30 minutos. Esse é o tempo suficiente para minimizar a presença dos agrotóxicos. A seguir, esses vegetais podem ser lavados e consumidos.
Segundo técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o bicarbonato elimina de 80% a 90% do agrotóxico das verduras”.
Posso usar água sanitária? Qual deve ser a proporção? Por quanto tempo?
“Os vegetais devem ser imersos em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio), por 15 minutos. Após feito isso, lave-as com água corrente. O cloro mata a maioria das larvas e bactérias, sendo uma opção mais segura. Porém, o cheiro residual do cloro pode permanecer nos alimentos, apesar da lavagem com água corrente”.
O vinagre também pode ser usado na higienização de frutas, verduras e legumes?
“Pode ser utilizada uma solução de vinagre com duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Daí é só deixar as verduras e as frutas mergulhadas neste preparado por 30 minutos. Se existirem larvas vivas, o vinagre não vai matá-las, mas faz com que se soltem das folhas, portanto, os outros processos de higienização tem que ser realizados após”.
Qual a melhor maneira de preservar ao máximo os ingredientes?
“Os vegetais in natura podem ser conservados por um prazo de quatro a oito dias em geladeira, em temperatura entre 0°C e 10°C. Para evitar que os alimentos “queimem” com a refrigeração ou que estraguem rapidamente, é importante respeitar o espaçamento mínimo necessário que garanta a circulação de ar (10cm) ao redor do alimento).
Caso os produtos sejam guardados já higienizados, retire toda a água possível e armazene em sacos transparentes separando os gêneros, evitando que fiquem acumulados, pois os vegetais são bastante sensíveis e este contato pode danificar sua superfície. A umidade propicia maior deterioração dos vegetais”.
É verdade que deixar frutas, legumes e verduras de molho em água com água oxigenada (10 volumes) por meia hora esteriliza os vegetais e não faz mal à saúde, como o cloro?
“A água oxigenada pode ser utilizada na concentração 1 medida de colher de sopa com água oxigenada 10 volumes para 1 litro de água potável e deixar de molho por 20 minutos e, assim como no processo com o cloro, os vegetais devem ser enxaguados para retirada de resíduos.
Sua eficácia não abrange a eliminação de esporos, enquanto o cloro sim. O que fazemos com estes processos é sanitizar os alimentos e não esterilizar, visto que não conseguimos eliminar 100¨% dos microrganismos”.
Quais os riscos para a minha saúde se eu lavar os alimentos apenas em água corrente?
“Os riscos estão relacionados à presença de microrganismos que, independente do produto ser orgânico ou não, podem ser transmitidos no cultivo, transporte, armazenamento e/ou manipulação.
Para alimentos que passarão pelo processo de cocção, o risco é sensivelmente diminuído, pois o processo térmico elimina os microrganismos nocivos. Portanto, a maneira mais segura é realizamos a sanitização de todo alimento in natura que venhamos à consumir”.

Fonte: http://blog.saoluiz.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário