segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Hormônios: entenda como eles funcionam

Seus órgãos produzem elementos químicos que regulam uma série de processos. Tire proveito dos aspectos positivos e mantenha os negativos sob controle.


Seus órgãos produzem elementos químicos que regulam uma série de processos, da libido à vontade de comer chocolate. Tire proveito dos aspectos positivos e mantenha os negativos sob controle.

CÉREBRO

Cortisol
Quando você está em uma situação de perigo - ou apenas ansiosa -, seu hipotálamo libera cortisol, o hormônio do stress, na corrente sanguínea. Isso acelera o batimento cardíaco, aumenta a oxigenação do cérebro e queima energia do seu estoque de gordura e glicose. Pontualmente, esses efeitos são positivos. O problema é o stress contínuo, que a mantém permanentemente em estado de alerta.
Alcance o equilíbrio - Três horas semanais de exercícios de força ou cardiovascular rápidos e vigorosos reduzem a taxa de cortisol. Não passe de 40 minutos por vez. Ao exercitar-se por mais tempo, o cortisol sobe outra vez. Alterne 60 segundos de trote e 60 segundos de tiro por 30 minutos.

Melatonina
A partir do pôr do sol, as glândulas pineais secretam esse hormônio indutor do sono - os picos são registrados no início da madrugada. A melatonina precisa de escuridão total para atuar: luz natural ou artificial bloqueia sua fabricação. Esse hormônio combate o stress e os radicais livres. Baixos níveis foram relacionados a obesidade, diabetes e câncer.
Alcance o equilíbrio - Se seu quarto não for 100% escuro, você não obterá o benefício máximo da melatonina. Elimine luminosidades (celular, laptops, TVs), experimente usar uma máscara ou invista em uma cortina blecaute. Tire o sutiã: peças apertadas inibem a produção de melatonina em até 60%.

Oxitocina
Seu cérebro libera o chamado hormônio do amor sempre que você toca alguém (namorado, amiga...). Altas taxas podem aumentar a libido, elevar a autoconfiança e reduzir a pressão sanguínea. O estrógeno potencializa os efeitos da oxitocina, deixando as mulheres mais dengosas depois do sexo e transformando um simples toque num convite ao orgasmo durante a ovulação.
Alcance o equilíbrio - Acariciar o seu parceiro ou mesmo o seu animal de estimação induz a fabricação de oxitocina. Pensar em fazê-lo também produz o efeito. Num estudo, as taxas subiram em mulheres que sonharam acordadas com o amado. Mas a melhor maneira de aumentar a dose é embaixo dos lençóis. O nível de oxitocina dispara durante e depois de um orgasmo.

TIREOIDE

Tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3)
As glândulas hormonais da tireoide funcionam como um termostato do organismo e reguladores do metabolismo. Stress, deficiências nutricionais e inflamações afetam a produção hormonal, fazendo você se sentir cansada, constipada e sempre resfriada.
Alcance o equilíbrio - Toxinas como o bisfenol A (BPA), presente em diversos plásticos, alteram o funcionamento da tireoide. Certifique-se de que as embalagens que você compra são livres desse composto. Metais pesados, a exemplo de mercúrio, encontrado em peixes grandes como atum, também desequilibram a tireoide.

OVÁRIOS

Estrógeno e progesterona
Enquanto seus ovários aumentam a fabricação do primeiro, diminuem a do segundo. Esse ciclo é vital para a saúde do seu sistema reprodutivo (e a causa da sua TPM). O casamento feliz pode ser afetado por stress crônico, ganho de peso e exposição a elementos tóxicos como o BPA. Níveis elevados de estrógeno diminuem a libido e causam irritabilidade, enxaqueca, depressão, TPM severa e desordens no sistema reprodutivo.
Alcance o equilíbrio - Aposte numa dieta rica em alimentos orgânicos e integrais, além da manutenção do peso (excesso de gordura secreta mais estrógeno). Vegetais crucíferos como repolho e couve-flor, frutas cítricas e grãos integrais regulam a fabricação de estrógeno. Evite comidas processadas e consuma mais couve, espinafre, laranja e arroz integral.

Testosterona
Sim, você também tem esse hormônio. Embora ovários e glândulas adrenais produzam 10% do equivalente da testosterona dos homens, esse hormônio masculino desempenha o mesmo papel em ambos os sexos. Ele eleva a libido, a força muscular, a densidade óssea e o metabolismo. Doses baixas causam cansaço e depressão. Altas taxas geram acne e pelos no rosto.
Alcance o equilíbrio - Especialistas ainda estão pesquisando como as mulheres podem manter a testosterona num nível saudável. Um dado é certo: algumas condições femininas, como ovário policístico, causam picos de testosterona. Se você suspeitar de algo errado, consulte o ginecologista.

ESTÔMAGO E INTESTINO

Leptina e grelina
Seus hormônios do apetite estão sempre dizendo quando você deve comer e parar. A grelina, fabricada no estômago e no pâncreas, avisa que a barriga está vazia. Já a leptina, secretada pelas células de gordura, desperta a sensação de saciedade. O açúcar, que impede a produção de leptina e deixa a grelina agir, desafina o dueto.
Alcance o equilíbrio - Limite a quantidade de açúcar refinado a 6 colheres de chá por dia, recomenda a American Heart Association.

Serotonina
Corresponsável pelo humor e pela memória, é produzida sobretudo pelo intestino. Baixas taxas do chamado hormônio ou neurotransmissor do bem-estar são associadas à depressão.
Alcance o equilíbrio - Coma carboidrato, necessário para a fabricação do hormônio, assim como o aminoácido triptofano. Uma dica é obter sua dose no iogurte e na banana.


Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário