sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Atenção com o dente de leite cariado

Atenção com o dente de leite cariadoUma dieta inadequada, rica em doces, e a falta de higiene bucal podem desencadear a cárie. Saiba o que fazer para resolver o problema.

Alguns pais pensam que não precisam cuidar dos dentes-de-leite. Estão enganados. "A cárie pode prejudicar o dente em formação", diz a dentista Camila Oda Maeda, de São Paulo. Para os bebês, o tratamento não é invasivo - dependendo do estágio do problema, ele corresponde apenas à aplicação no consultório de flúor local. Agora, se o dente perdeu calcificação, o "papacárie" resolve o problema. Trata-se de um gel à base de papaína, uma enzima digestiva extraída da casca do mamão. "É uma técnica restauradora totalmente indolor", afirma a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo. Durante a consulta, é essencial conversar com o especialista para tentar identificar a causa do problema. Uma dieta inadequada, rica em doces, e a falta de higiene bucal podem desencadear a cárie.

Limpe a gengiva após a mamada Limpe a gengiva após a mamada

Bebês também podem (e devem) ficar com a boca limpinha após suas refeições. Basta uma dedeira de silicone ou uma gaze ou, ainda, uma fraldinha embebida em água.

A higiene bucal no bebê deve ser feita desde o nascimento, sempre após a amamentação. Quando a criança ainda não apresenta nenhum dente, a limpeza pode ser realizada com uma dedeira de silicone, uma gaze ou uma fralda embebida em água filtrada ou fervida. "Passe-a com cuidado sobre a gengiva e a língua", orienta o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. A partir do nascimento do primeiro dente, utilize uma escova dental infantil. "Escolha uma de cerdas macias, de cabeça pequena e arredondada", ensina a dentista Camila Oda Maeda, de São Paulo. Realize delicadamente movimentos circulares para remover os resíduos de leite e de papinhas. Você pode ou não se valer de creme dental até o primeiro ano de idade. Se optar por usá-lo, lembre-se de que deve ser sem flúor - afinal, a criança pode engolir a pasta sem querer. "O que realmente importa nessa fase é a escovação", afirma a odontopediatra Estela Aranha, também da capital paulista.


Fonte: bebe.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário