terça-feira, 4 de setembro de 2012

Gravidez: dia de faxina

112809595A gestação é um momento em que, geralmente, a mulher sente maior necessidade de cuidar do ninho, limpar e organizar a casa. Será que existem restrições a essa atividade?

No caso de uma mulher saudável, cuja gestação evolui sem complicações, as únicas restrições são as impostas pela condição física e pelo nível de resistência. Claro, as mudanças típicas da gravidez costumam provocar certo cansaço ou até determinadas limitações, que devem ser respeitadas. De acordo com a obstetra Viviane Monteiro da Clínica Perinatal Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a mulher pode continuar a realizar normalmente as suas tarefas domésticas habituais, evitando apenas as atividades que necessitem de um esforço excessivo, como carregar grandes pesos, ou as que representam um evidente perigo para ela e para o feto, como subir escadas instáveis. “Deve-se evitar também qualquer ação que envolva a compressão do abdômen e o esforço exagerado da coluna vertebral”, aconselha a obstetra.
 
Já para as barrigudas que apresentam algum tipo de doença gestacional, como ameaça de abortamento, trabalho de parto prematuro, placenta de inserção baixa e hipertensão, entre outras, as atividades domésticas deverão ser evitadas porque, nesses casos, muitas vezes é necessário fazer repouso. Se a gestação for normal, por outro lado, as atividades estarão liberadas até o final da gravidez, inclusive.
 
Os cuidados com produtos de limpeza, uso de luvas e máscaras são os mesmos recomendados às mulheres não grávidas: dar preferência aos produtos neutros e hipoalergênicos, que não provocam reações alérgicas. O cuidado com o pó também deve ser redobrado. Se a mulher já apresenta algum tipo de alergia, mesmo antes da gestação, o melhor é evitar o contato.
 
O obstetra do Hospital Samaritano, Edilson Ogeda, em São Paulo, faz um alerta especial às mulheres que apresentam algum problema na coluna, como lombalgias, hérnias de discos e outros. Essas também precisam evitar os esforços, já que, durante a gravidez, há um sobrepeso e uma mudança do eixo postural da mulher, o que as torna mais suscetíveis a dores e agravamento desses quadros. No mais, ele concorda: “A gravidez saudável não deve alterar as atividades domésticas habitais das mulheres”. Então, fique à vontade para continuar cuidando de seu cantinho, que logo, logo, terá mais um dono.

Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário