quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bolsa pesada prejudica a coluna. Veja dicas para evitar esse mal

Exagerar é pedir pra ter dor nas costas. Pare de detonar sua coluna e ande reto na vida.



Hábitos comuns entre nós, como carregar bolsas pesadas ou abusar do salto, sobrecarregam a coluna e podem causar desde fisgadas incômodas até danos graves, como hérnias de disco. Sentar de forma desajeitada e andar com os ombros “caídos” também são atitudes que contribuem para as dores.

A coluna e seus problemas
Dividida em quatro regiões, a coluna sustenta nosso corpo e pode sofrer com problemas variados, muitos deles causados por má postura e sobrecarga de peso (isso inclui obesidade).

Cervical: Lordose é uma curvatura normal, que tem a ver com o movimento da coluna. Quando a curva se acentua na região do pescoço e a cabeça fica proeminente, é hiperlordose. O tratamento busca a reeducação postural.
 
Torácica: Se você carregar peso sempre do mesmo lado, a coluna fca torta (hipercifose). Além de causar dor, isso desalinha os ombros. Alongamento e pilates ajudam a corrigir o mal.
 
Lombar: Um dos problemas sérios aqui é hérnia de disco, quando o disco sai do lugar e pressiona as raízes nervosas. Às vezes, só cirurgia cura.
 
Sacrocóccix: O fnalzinho da coluna também merece atenção. Ficar muito tempo sentada numa superfície dura pode causar dores fortes! Se não resolver mesmo usando uma almofadinha, o melhor negócio é procurar um ortopedista.
 
Aprenda a evitar as dores
  • Leve somente o necessário na bolsa. Os médicos aconselham a carregar apenas 10% do seu peso corporal. Assim, se você pesa 50 kg, o acessório não pode pesar mais que 5 kg.
     
  • Na vida: menos estresse é mais saúde. A tensão contrai os músculos, e músculos contraídos  comprimem os discos vertebrais, comprometendo a coluna. Procure relaxar.
     
  • Você trabalha sentada? O ideal é sentar com o bumbum todo apoiado no assento, manter a coluna ereta e encostada na cadeira. Os pés devem estar plantados no chão!
     
  • Na academia, em vez de se acabar na musculação, opte por ginástica localizada e capriche nos alongamentos.


Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário