terça-feira, 2 de outubro de 2012

Saiba quais cuidados você deve tomar na visita ao podólogo

O profissional deve saber avaliar os tipos de doença que levam a complicações, antes de cuidar dos pés do paciente


Ir à podóloga exige alguns cuidados, ainda mais se a situação dos seus pés não está muito boa. Segundo a enfermeira Andreia Bertelli, o profissional deve ter uma visão ampla do paciente e saber avaliar os tipos de doença que levam a complicações, antes de cuidar dos pés.

 

O que o profissional deve perguntar ao paciente antes de começar o atendimento?
· Levar em consideração a idade. Quando a pessoa é de idade, é necessário ter um cuidado maior.
· Perguntar  se o paciente sofre de alguma doença.
· Se toma medicamentos que possam interferir no processo de cicatrização.
· Perguntar se o paciente tem alergia.
 
O podólogo pode prevenir complicações nas lesões se...
Reconhecer o tipo de ferida (aguda ou crônica), o tecido presente na lesão, as doenças associadas que podem levar a complicações e os sinais e sintomas de infecção. Após a avaliação, se achar mais viável, o profissional deve refletir sobre a possibilidade de encaminhar o cliente a um enfermeiro ou especialista.
 
Como reconhecer os sinais e sintomas de infecção?
Sinais flogísticos (calor local, dor, hiperemia, edema), dor intensa/aumento na dor, aumento de exsudação (suor), odor forte na exsudação, exsudação espessa e purulenta (com pus), abscesso peri-lesão (área avermelhada em torno da inflamação com pus) e flutuação de partes moles.

Dica: Lembrando que todo o material usado nas clínicas pelos profissionais deve ser esterelizado. Se preferir, leve seu alicate.

Importante saber: Apenas médicos e dentistas podem aplicar anestesia injetável (com seringa). Podólogos e enfermeiros só estão autorizados a aplicar um anestésico tópico, geralmente uma pomada no local.

Fonte: MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário