segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Minha Gravidez Semana a Semana

                                     Semana 5 - Desenvolvimento rápido


5 semanas de gravidez
Seu bebê
Nesta semana, ocorre uma gloriosa explosão de força. Dentro de seu casulo repleto de líquido amniótico, o embrião desenvolve mais de 1 milhão de células por minuto. É como se fosse dado um sinal para que todos os órgãos do bebê pudessem agora se desenvolver. Tudo a seu ritmo, que é o mais incrível, como numa orquestra bem afinada. Com 1,25 mm, seu minúsculo corpo ganhou o formato de um C e já possui uma parte superior e outra inferior. O coração é o primeiro órgão a se desenvolver, depois vêm o fígado e o sistema nervoso central, bem como os músculos, os ossos e as primeiras células sanguíneas. Ah, e o sexo do futuro bebê também está definido - na verdade, isso ocorreu no momento em que o óvulo foi fertilizado pelo espermatozoide. Mesmo assim, você terá de aguardar alguns meses para realizar o exame de ultrassom e esclarecer esse mistério.
 
Sua gravidez
Agora é o momento de redobrar os cuidados com a sua saúde, em especial com o que você come. Assim, procure adotar uma dieta equilibrada, com grande diversidade de alimentos. Afinal, eles serão a fonte de onde o seu filho vai retirar os nutrientes de que precisará para se desenvolver. Mas, por favor, não vá comer por dois. O importante é você se alimentar saudavelmente. Outra dica preciosa é evitar passar muito tempo em jejum. Saiba também que nessa fase a barreira placentária ainda não existe, portanto evite bebidas alcoólicas, fumo e a automedicação, pois essas drogas podem chegar ao embrião. Praticar exercícios físicos é uma boa - faz bem para o bebê e, depois do parto, vai ajudá-la a recuperar a forma mais depressa. Antes de começar a malhar, obtenha a autorização do seu obstetra. Isso vale, inclusive, para as atletas.


Para mamães
Neste momento, o embrião está com 1,25 mm. Adote uma dieta equilibrada, pois ela será fonte de onde seu filho vai retirar os nutrientes de que precisará para se desenvolver.


Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário