terça-feira, 9 de outubro de 2012

Linda e saudável por nove meses

016-conteudo_265990Na hora de usar os costumeiros produtos de beleza, a grávida precisa estar atenta ao que pode e ao que é proibido durante a gestação

Você tem todo o direito - o dever, aliás - de ficar linda e saudável enquanto espera o bebê. Mas nada de abusar dos cosméticos, ok? Alguns podem ser perigosos para a saúde do feto, especialmente no primeiro trimestre de gravidez. Veja abaixo o que se pode usar nesse período e o que ficará guardado na gaveta.

Sinal verde
Nos três primeiros meses de gestação, a futura mãe deve ficar longe da maioria dos cosméticos. A única exceção é para aqueles considerados mais suaves, como o filtro solar, os produtos de maquiagem e o creme hidratante. As tinturas de cabelo semipermanentes - os chamados tonalizantes, que saem com as lavagens - podem ser aplicadas só a partir do quarto mês.

Sinal vermelho
Os médicos recomendam evitar, no primeiro trimestre, as fórmulas com ácidos - o glicólico e o retinoico, por exemplo -, os descolorantes, as tinturas de cabelo de efeito permanente e aquelas à base de iodo. É uma questão de segurança, já que nesse período os órgãos do bebê estão em formação. Todos esses produtos contêm ingredientes que podem causar a malformação fetal.

Atividade física na gravidez

014-conteudo_243808

É possível sim ter uma vida ativa e bem saudável durante a gestação. Atenção apenas a alguns cuidados

Foi-se o tempo em que a mulher grávida precisava ficar quase em repouso. Hoje, a medicina já comprovou que se manter ativa é saudável, faz bem para o feto e ajuda o corpo da mãe a voltar à forma mais rapidamente depois da gestação. "O exercício não precisa ser restringido. O importante é avaliar qual atividade combina com cada momento da gravidez", explica o obstetra Alberto d'Auria, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

Pequenas adaptações
Em outras palavras, é preciso fazer algumas adaptações para que a gestante não sofra complicações provocadas pelo esforço. Acontece que, para facilitar a passagem do feto na hora do parto, o organismo produz uma dose alta de relaxina, um hormônio que alarga as articulações, aumenta a flexibilidade e dá mais mobilidade à bacia. A questão é que o corpo inteiro - todos os ligamentos de todas as articulações - também se afrouxa. Aí mora o perigo. Tornozelos, joelhos, ombros e coluna ficam muito suscetíveis a lesões. O equilíbrio também fica prejudicado, já que o centro de gravidade muda.

As vantagens da hidroginástica
Para evitar torções e sobrecarga, a atividade sugerida pela maioria dos especialistas é a hidroginástica. Ela trabalha todos os músculos sem provocar impacto nas articulações. No entanto, preste atenção: para que o exercício cause o efeito desejado - queima calórica, treinamento cardiovascular e resistência muscular -, você precisa sair cansada (não ofegante) da aula.

Para quem já malhava
As mulheres que malhavam antes de engravidar podem continuar com seu programa de exercícios, com a autorização do obstetra, de maneira mais leve. Ou seja, diminua os pesos no treino de musculação, troque a corrida pela caminhada e reduza a velocidade na natação. Sempre faça qualquer atividade com bastante atenção para evitar quedas.

Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário