sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mitos e verdades sobre a friagem e o golpe de ar

Leva o casaco!

O inverno está chegando, e com ele alergias, gripes e outras doenças respiratórias. Essa estação do ano também trás a famigerada friagem, e as mães e avós ficam em polvorosa recomendando casaquinhos e agasalhos. Mas será que o tal golpe de ar, que ocorre quando saímos de um banho quente, quando abrimos a geladeira, quando bate um vento, e em vários outros momentos, realmente faz mal para saúde?


É inegável que muitas pessoas associam friagem e golpes de ar à maior incidência de gripes. Afinal, no inverno, gripes e resfriados são sim mais comuns.  Diversos estudos já foram feitos, desde 1950, para avaliar essa correlação e nenhum desses jamais comprovou essa teoria.


Eles indicam que a friagem e golpes de ar não têm influência sobre o desenvolvimento de tais doenças, que isso é uma crendice. Na verdade, gripes, resfriados e infecções respiratórias são doenças infecciosas, provocadas por micróbios que se alojam no aparelho respiratório e causam tosses, espirros, coriza, e demais sintomas. Sem vírus e bactérias essas doenças não se desenvolvem, havendo ou não friagem e golpes de ar.


Vocês podem estar se perguntando: mas se a friagem não leva a doenças respiratórias, porque elas ocorrem mais no inverno? De acordo com o Dr Drauzio Varella, no inverno há uma queda na umidade, o que favorece a proliferação dos vírus, e há também uma maior incidência de aglomeração das pessoas em lugares fechados, por conta do frio. Em ambientes mal ventilados, com janelas fechadas, a transmissão de tais agentes microbianos é facilitada.


O doutor explica de onde veio esse mito:


“A crendice de que o frio e o vento provocam doenças do aparelho respiratório talvez seja fácil de explicar. Sem ideia de que existiam vírus, fungos ou bactérias, nossos antepassados achavam lógico atribuir as gripes e resfriados, que incidiam com maior frequência no inverno, à exposição do corpo às temperaturas mais baixas.”


E ainda: “Se friagem fizesse mal, a seleção natural certamente nos teria privado da companhia de suecos, noruegueses, canadenses, esquimós e de outros povos que enfrentam a tristeza diária de viver em lugares gelados.”


Portanto, deve-se evitar lugares totalmente fechados, especialmente no inverno. Por mais que esteja frio, é bom tentar deixar ao menos parte da janela aberta para dificultar a transmissão dos agentes microbianos causadores de gripes, resfriados e infecções respiratórias, de pessoa para pessoa.


Fonte: Help saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário