segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Truques para mães de RN

30 perguntas e respostas sobre o pós-parto
Algumas mães de RN se sentem plenas, mas a maioria (pelo menos que eu conheço), apesar da enorme felicidade de ter um filho, fica com a autoestima abalada.

Por conta disso resolvi compartilhar alguns truques que me deixaram melhor nessa fase. Eles não envolvem nem muito tempo e nem muito dinheiro e espero, de todo meu coração, ajudar outras mamães.

1.  Não fique de pijamas o dia todo. Olhar no espelho e ver sempre uma figura descabelada faz um mal danado pra autoestima. Arrume um tempinho mínimo para colocar uma roupinha. Acredite, você merece!

2. Dá para hidratar a pele de um jeito bem simples. Aprendi com uma dermatologista que usar óleo no banho é legal (e eu acho bem rápido), só não pode esfregar muito a toalha porque ela tira o produto. Sem contar que temos opções de óleo para gestantes e bebês, o que garante a segurança dos pequeninos.

3. Dá para potencializar a hidratação passando um creminho depois do óleo. Como eu fiquei com medo de dar alergia em Joaquim, passei a usar produtos de bebê. Então, depois de me secar eu mandava ver no creme. O poder de hidratação não é o mesmo, mas eu ficava mais tranquila dessa forma (sem contar que era um produto só para os dois, olha que economia! rs).

4. Perfuminho. Eu não sou muito de usar perfume, mas sempre gostei de colônias para bebês e esse foi mais um item que dividi com Joaquim. Ah! Importante lembrar que perfume não se passa no bebê e sim na roupinha dele, isso evita contato direto com a pele.

5. Maquiagem. Eu sempre gostei muito de maquiagem, quando Joaquim nasceu fiz algumas adaptações. O batom sumiu, quando muito usava um protetor de lábios sem cor, mas o corretivo e o rímel voltaram com força total. Então, eu sempre passava um pouquinho de base, mandava ver no corretivo e no rímel e foi nessa época que descobri uma versão de máscara para os cílios que sai com água morna. Vira uma espécie de plástico e não deixa resíduos (uma belezinha!).

6. Pomadas para assadura podem virar boas máscaras para o rosto. Como essas pomadas são ricas em vitamina A e E, você pode aplicar direto no rosto limpo. Fica meio melecado, mas não prejudica o baby. A pele ganha uma hidratação e fica com uma carinha melhor.  Só não fica muito bom se a pele for muito, muito oleosa.

7. Unhas. Nessa época eu abri mão de ir ao salão. Então, aproveitava para empurrar as cutículas após os banhos de Joaquim. Na sequência lixava as unhas e aplicava 2 camadas de base (fica mais brilhoso, eu gostava de pensar que era um efeito “gloss”). Assim sobrevivi por um bom tempo :)

8. Colher gelada no freezer. Essa é a técnica mais velha do mundo, mas ajuda com as olheiras. Você coloca a colher, deixa gelar e aplica na área dos olhos. Se quiser (e conseguir), pode lavar o rosto com água gelada.

9. Leituras, filminhos ou sonecas. Eu não conseguia dormir durante o dia (o que me deixou um caco), então, aproveitava as sonecas de Joaquim para ler ou para ver um filminho. Truque: deixe o bebê dormindo no carrinho ao seu lado, ou no seu colo, ai a soneca fica boa e você consegue ver o filme todinho (não é para acostumar mal, mas um mimo e um grudinho de vez em quando é bom demais).

10. Banho de brilho nos cabelos. Essa é mais difícil, mas ajuda nos arrepiados característicos da fase. Misture numa vasilha um pouco de tudo que você tem para hidratar os cabelos: máscara, óleo, ampolas, vitaminas. Lave bem os fios, tire o excesso de água e deixe a máscara agir por quanto tempo conseguir. Depois é só enxaguar e secar como de costume.

Espero que gostem.



Fonte: Conversa de mãe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário