terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Grávida obesa, filho gorducho

Ganhar peso extra na gestação aumenta o risco de obesidade na criança

Grávida obesa
  Jamais caia na onda de que gestantes devem comer por dois. Exageros à mesa podem prejudicar a futura mamãe e ainda afetar o bebê. Um estudo recém-publicado no periódico científico Archives of Disease in Childhood revela que ganhar quilos além da conta durante a gestação aumenta o risco de obesidade da criança.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade Nottingham Innovation Park, no Reino Unido, analisaram 30 trabalhos publicados entre 1990 e 2011, que somavam mais de 200 mil participantes.

Outras pesquisas mostram que grávidas obesas têm maior probabilidade de se tornar diabéticas e hipertensas. A nutricionista Lara Natacci Cunha, de São Paulo, autora do livro Dietbook Gestante, conta que ganhar mais de 16 kg na gestação pode favorecer as dificuldades no parto. “Sem contar que a mulher costuma demorar mais para voltar ao peso anterior após o nascimento”, diz.

É fundamental estar em dia com a balança antes da gravidez e procurar orientação nutricional e de atividade física assim que planejar ter um filho. Se engordar demais é ruim, déficits de nutrientes também podem prejudicar o bebê. Por isso, não caia na bobagem de fazer regimes malucos nessa fase da vida.

Dietas da moda que pregam a exclusão de carboidrato, por exemplo, causam tonturas, distúrbios de humor e mal-estar. “Ficar sem esse nutriente pode levar à hipoglicemia, ou seja, leva à diminuição das taxas de açúcar no sangue”, completa Lara. A sugestão da expert é optar por itens integrais, caso de pães e massas, que, além de garantir o carboidrato, oferecem fibras e, assim, colaboram para o trânsito intestinal. 


Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário