sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Abaixo a anemia!

É preciso garantir boas doses de ferro no cardápio da meninada.

Abaixo a anemiaA criançada precisa estar com as doses de ferro em dia. Isso porque o mineral é um grande aliado para afastar a anemia.

Uma pesquisa da Universidade de Zurique, na Suíça, publicada no periódico científico BMC Public Health, mostra que fortificar cereais com o nutriente é uma medida eficaz para prevenir a doença, que é sinônimo de desânimo. Para chegar a tal conclusão, os estudiosos analisaram mais de mil trabalhos. “Trata-se de mais um estudo que comprova a importância de enriquecer alimentos”, frisa a nutricionista Vanderlí Marchiori, consultora do site www.trigoesaude.com.br.

Aqui, no Brasil, por determinação do governo, desde 2002 a farinha de trigo é fortificada com a substância.

Esse tipo de intervenção é bastante comum em todo o planeta. Até mesmo nos Estados Unidos a medida já é parte da rotina há muito tempo. E o uso da farinha como veículo para o combate da anemia é eficiente porque se trata de um produto que alcança as mais diversas populações e está no dia a dia das famílias. “Como os pães e outros derivados da farinha são consumidos em qualquer canto do país, dá para garantir ao menos o mínimo da recomendação do mineral”, comenta Vanderlí.

Para acrescentar o nutriente, sem alterar a consistência, a cor e o sabor dos produtos, a indústria realiza diversos testes até que se chegue a um bom resultado. É importante que o ingrediente seja mascarado, principalmente em alimentos destinados à meninada.

Em todos os programas de fortificação, o ferro é sempre o primeiro a ser incorporado. Isso acontece porque infelizmente sua carência é bastante comum. O mineral participa de atividades que vão desde o transporte de oxigênio pelo organismo até o desenvolvimento de células do sistema imune. Quem está com níveis inadequados acaba mais suscetível a infecções e dificuldades cognitivas. “A anemia está por trás de sintomas como cansaço extremo, sono e falta de atenção”, enumera a expert.

Além de incluir a farinha, o pão, as massas e os biscoitos no cardápio cotidiano, vale investir na carne vermelha, que é a principal fonte do nutriente. O feijão e as verduras de cor verde-escura, caso do espinafre e do agrião, são outros excelentes fornecedores da substância.  

Fonte: bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário