segunda-feira, 17 de junho de 2013

Uso contínuo de Filtro Solar realmente faz diferença

Foto: O uso contínuo do filtro solar realmente faz diferença, vejam!

http://blog.helpsaude.com/2013/06/uso-continuo-de-filtro-solar-realmente.html

Marquem consulta com um dermatologista e cuidem da pele: http://www.helpsaude.com/dermatologista
Uma pesquisa conduzida na Austrália, país onde a exposição intensa ao sol é uma realidade, mostrou que usar filtro solar constantemente é realmente importante para a prevenção do envelhecimento da pele. A pesquisa fez com que 450 pessoas, entre 25 e 55 anos, usassem filtro solar o tempo todo, todos os dias, e outras 450 foram instruídas a continuarem com seus hábitos normais, que incluía o uso de filtro solar, só que esporadicamente. O resultado da pesquisa, que durou 4 anos e meio, foi claro: as pessoas que usaram protetor diariamente estavam com a pele muito mais macia, elástica e resistente, que os 450 que não tomaram o cuidado extra.

Há tempos os dermatologistas alertam seus pacientes a usarem protetor solar como medida de prevenção ao envelhecimento da pele, contudo, essa é a primeira vez que uma pesquisa de fato prova que o filtro solar tem efeito direto sobre o aspecto da pele.

A Dra Angela Haquim, dermatologista cadastrada no HelpSaúde, diz: "realmente é um estudo confiável e comprova o que há anos, nós dermatologistas, temos insistido nos consultórios. A prática de usar o protetor solar e fazer dele um hábito, é tão importante quanto beber água. Manter a pele saudável e jovem não só trará o benefício da beleza mas também a prevenção do câncer cutâneo. Contamos hoje com uma gama enorme de filtros solares... a indústria farmacêutica investiu muito na cosmética destes produtos, não existem mais motivos para dizer que um filtro solar te deixa com a pele oleosa ou com aspecto de fantasma."

O estudo também mediu o impacto do beta caroteno sobre o envelhecimento da pele. Surpreendentemente, descobriram o beta caroteno, não parece prevenir o envelhecimento. Os pesquisadores explicaram que um filtro com fator de proteção 15, já filtra 92% dos raios UV. Alguém que normalmente se queimaria em 10 minutos, demora 150 minutos para se queimar se usar um protetor fator 15.

O Dr Jacson Loewe, dermatologista e cliente HelpSaúde diz que "na experiencia clinica é isso que observamos. Protetores devem preocupar-se em apresentar altas taxas de proteção ultravioleta A, pois este é o principal implicado no consumo de colágeno, dano ao DNA e produção anormal de pigmento na pele. Na minha experiência clínica, a luteína é uma substância de grande utilidade na prevenção do envelhecimento, e não o betacaroteno, por estimular a síntese do colágeno, ter efeito antioxidante e ainda exercer função de proteção solar."

No Brasil, onde temos verões com picos de temperatura entre 45 e 50 graus, a exposição ao sol é tão intensa ou maior que na Austrália. No entanto, nós não temos o hábito de sair de casa sempre com a pele protegida pelo filtro solar. Essa pesquisa evidencia a importância de tornar disso um hábito, e os dermatologistas têm um papel fundamental na orientação do paciente.

Cuidar da pele é fundamental, então marquem uma consulta com um dertmatologista.


Fonte: Annals of Internal Medicine

Nenhum comentário:

Postar um comentário