quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

HIPERTENSÃO (PRESSÃO ALTA)

Pressão arterial é a medida da força exercida pelo sangue na parede das artérias. A hipertensão, ou pressão alta, ocorre quando a força exercida pelo sangue na parede das artérias se eleva acima do normal. Isso acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que aumente a resistência à circulação para que o sangue continue a circular nos órgãos.
__Consideram-se hipertensas as pessoas que apresentam a pressão arterial, medida várias vezes no consultório médico, igual ou maior a 140/90 mmHg (14 por 9). De maneira geral, quanto menor for à pressão arterial, menos será o desgaste das artérias. Dessa forma, considera-se uma pressão arterial ótima níveis inferiores a 120/80 mmHg (12/8).
__A pressão alta é uma doença muito comum, que acomete um em cada quatro adultos. Entre os idosos, ela chega atacar um em cada duas pessoas. As Crianças também podem ter pressão alta. A Hipertensão, acometendo homens e mulheres de todas as raças, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e tensas, esportistas e sedentários, fumantes e não-fumantes.
A pressão alta não costuma dar sintomas.

O QUE PODE ACONTECER????

- O coração, por exemplo, é forçado a trabalhar mais, causando aumento da massa muscular cardíaca e, posteriormente, dilatação do mesmo. Levando a uma doença chamada insuficiência cardíaca.
- Nas artérias, a pressão arterial alta danifica a parede, acelerando a formação de depósitos de gordura, provocando estreitamento da luz da artéria. Onde o paciente tem maior probabilidade de ter angina e/ou infarto agudo do miocárdio.
-Podem ocorrer doenças secundárias como derrame cerebral e insuficiência renal.
A única maneira de se diagnosticar a doença é através da medição da pressão arterial.

ALTAATENÇÃO!!!!!!!!

Existe componente hereditário, isto é, quem tem o pai, a mãe ou ambos com pressão alta tem maior chance de adquirir a doença. Essa herança associada a hábitos de vida inadequados (obesidade, ingestão excessiva de sal de cozinha ou bebida alcoólica e o sedentarismo) pode levar ao aparecimento da pressão alta, principalmente entre os 30 e 50 anos de idade.


(Referência: INCOR – Instituto do Coração)    

Nenhum comentário:

Postar um comentário