segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Desenvolvimento embrionário - Quando começa a vida?

Conseguem ver essa criaturinha estranha na foto?

É o mesmo que fomos na barriga de nossas mães. Esse é um pequeno feto, aparentemente com 9 semanas, chegando no 3º mês.

Esse pequenino avançou de uma forma unicelular até esse estado. Tem aproximadamente o tamanho de uma azeitona ou maior e se nutre exclusivamente da mãe através de uma conexão direta com o sangue e algumas glândulas.

Ele já tem os vasos sanguíneos bem definidos, sua estrutura óssea está se formando em forma de cartilagens que um dia irão calcificar e lentamente se tornarão ossos resistentes, seu sistema digestivo está em constante desenvolvimento para retirar nutrientes dos alimentos que um dia serão consumidos.

Ele passou por um período bem complicado, onde a exposição à vírus e drogas poderiam ter definitivamente alterado sua forma e seu funcionamento e complicado sua existência.

Seus braços começaram a se definir, as pálpebras começaram a aparecer, articulações começam a ser definidas, seu órgão sexual está definido, apesar de ainda não aparecer no ultrassom.

É agora que esse pequeno ser começa a aumentar de tamanho e realmente sugar os nutrientes da mãe com tudo o que tem. Ele precisa disso, é o seu período de desenvolvimento onde se desenvolverá o cérebro, os pulmões, musculatura e seu crescimento será espantoso comparado com os períodos anteriores.

Até esse momento o cérebro começou seu desenvolvimento. Mas não está completo. Ele terá seu formato razoável com os hemisférios definidos na 14ª semana de desenvolvimento (3,5 meses).

Os pulmões só estarão prontos para o nascimento Após 24 semanas de desenvolvimento, onde os pulmões já estarão com uma maturidade aceitável. Mesmo assim, o recém nato necessitará de cuidados extremos.

O que é importante frisar é que a partir da 28ª semana de desenvolvimento (7 meses) é que o feto começa a interagir com a voz da mãe e com fatores externos (existem estudos sobre o assunto).

Mas gostaria de deixar a questão no ar:

A vida começa na fecundação? No começo do desenvolvimento do cérebro? Na maturação do cérebro? Na maturação dos pulmões?

Nenhum comentário:

Postar um comentário