segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Voltando das Férias: Como Recuperar a Forma?

Saúde & Qualidade de Vida - Estética
As férias significam o momento mais esperado do ano, onde se pode descansar e relaxar intensamente. Sair totalmente da rotina é extremamente prazeroso por vários pontos de vista, mas, por outro lado, esquecer totalmente o esquema de alimentação habitual e atividade física pode representar uns quilinhos a mais na volta à vida real, e fazer desse momento um grande estresse. 

Na maioria das vezes, no intuito de recuperar a forma rapidamente, esse momento inclui a prática de dietas sem fundamento, que restringem refeições e, conseqüentemente, nutrientes essenciais o corpo e à saúde, tornando a adesão a elas um atrativo perigoso para aqueles que querem recuperar a forma. Para que esse momento não se diminua o pique e se torne desagradável, listamos aqui algumas dicas para recuperar a forma anterior e voltar (sem grandes esforços) a boa forma: 

1. Aumente o consumo de alimentos diuréticos, eles irão auxiliar a não reter líquidos durante o processo de perda de peso. Lembre-se que um dos sinais que você exagerou na comida é o inchaço, portanto tente eliminar á retenção hídrica adquirida. Alguns exemplos deles são: erva doce, hortelã, abacaxi, melancia, maracujá, limão, morango, agrião, aspargo, salsão, coentro, salsa, berinjela, abóbora, entre outros.

2. Coma de 5 a 6 vezes ao dia refeições de pequeno volume. Isso te ajudará a controlar a fome e, por outro lado, auxilia o corpo a queimar gordura. Além de fazer um bom café da manhã (com pão ou cereal, leite ou derivado e fruta), almoce bem (saladas, carnes magras, arroz integral) e faça um jantar bem leve (sopa de legumes ou salada com torradas e frango, por exemplo). Isso ajuda muito no processo de perda de peso. Não se esqueça de comer algo entre as refeições, sendo que as melhores opções para esses lanches são as frutas, biscoitos integrais, sucos, sanduíches leves, iogurte, etc.

3. Evite alimentos ricos em sódio que, ao contrário dos alimentos diuréticos, ajudam na retenção de líquidos no organismo e ainda aumentam a pressão arterial. Este nutriente está presente em embutidos em geral como lingüiça, salsicha, mortadela e outros; e também em temperos prontos, salgadinhos e principalmente no sal;.

4. Evite alimentos com alto teor calórico como os gordurosos, já que o excesso não utilizado como fonte de energia tende a ser armazenado como reserva em certas regiões do corpo, podendo aumentar a gordura localizada. O excesso de açúcar e carboidratos também se transforma em energia de reserva que aumenta ainda mais a gordura localizada.

5. Se o intestino “travou” durante as férias, aumente o consumo de frutas e verduras. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e, principalmente, fibras, estas irão regularizar o funcionamento intestinal, se associadas a uma ingestão de líquidos adequada. As fibras também estão presentes em alimentos integrais como farelo de trigo, aveia, cereais integrais, etc.

6. Beba bastante água, além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos, auxilia no funcionamento intestinal. Por isso, é essencial que se tome pelo menos 2 litros por dia.

7. Volte à rotina das atividades físicas, e caso não tivesse esse hábito antes das férias, adquira-o. Isso deixa a pessoa mais tranqüila e favorece a perda de gordura.

Fonte: Rgnutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário