quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Meu filho precisa levar lanche para a escola! E agora?

Conheça dicas para lanches nutritivos e saudáveis para seus filhos consumirem na escola.

Férias terminando e ano letivo começando. Mais uma vez, muitos pais começam a se perguntar: o que devo mandar para o lanche do meu filho? Na hora de montar a lancheira das crianças, alimentos industrializados como bolos, salgadinhos, refrigerantes e doces são os mais práticos, tanto para o transporte como para o acondicionamento, mas nem sempre são os mais saudáveis.
 
Produtos já prontos podem conter quantidades elevadas de gorduras saturadas, sódio e açúcares e serem deficientes em vitaminas e nutrientes, o que prejudica a saúde das crianças.
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, três em cada 10 crianças em idade escolar são consideradas obesas. Uma dieta desequilibrada pode ocasionar inúmeras doenças. “Durante a fase de crescimento e desenvolvimento, é importante que os pais forneçam uma alimentação diária balanceada a seus filhos, para que problemas como a obesidade, hipertensão, colesterol alto e distúrbios do metabolismo não apareçam e prejudiquem a saúde dos pequenos. Além disso, um lanche rico ajuda nos estudos e na disposição para atividades físicas, também”, explica Larissa Lins, Nutricionista Coordenadora do Serviço de Gastronomia e Nutrição do Hospital Samaritano.
 
Para que a criança se sinta estimulada a comer o lanche, é fundamental que o alimento tenha uma aparência muito atrativa, com cores fortes e variadas, além de ser saboroso. “Legumes como a cenoura e a beterraba podem ser usados para dar cores alegres a sanduíches”, comenta a nutricionista. Para substituir pães brancos, bolachas com recheios pastosos e queijos amarelos, por exemplo, os pais podem optar por alimentos integrais, iogurtes, frutas, barrinhas de cereais, granolas, frutas secas, carnes magras, como peito de peru e atum, e queijos brancos. E, no lugar dos refrigerantes, sucos naturais, água de coco e chás podem ser consumidos. “Lembrando sempre da importância de que não seja utilizado açúcar para adoçar essas bebidas”, aconselha Larissa.
 
Um lanche equilibrado deve conter:
- uma porção de carboidrato, alimentos que fornecem energia;
- uma porção de proteína, nutriente importante para tecidos musculares do corpo;
- uma fruta, fonte de fibras e
- uma bebida (para repor as perdas hídricas).
 
O acondicionamento do lanche também é um quesito importante. A lancheira deve ter estrutura térmica, para que, assim, a temperatura ideal dos alimentos seja mantida até o consumo, evitando que estraguem e cada um deve ser embalado individualmente.
 
Seguindo essas dicas, seus filhos terão uma alimentação saudável e muita disposição para as aulas e atividades que terão ao longo de todo o ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário