terça-feira, 28 de maio de 2013

Psicoterapia Breve

ajuda1

O que é psicoterapia breve

Muitas pessoas precisam de superar questões emocionais ou comportamentais, precisam de uma ajuda psicológica mas, não tem tempo ou dinheiro para custear uma psicoterapia profunda.
Esta vida corrida e com necessidade impostas até pelos convênios para que se atinja objetivos em pouco tempo fez que com os psicólogos desenvolvessem técnicas para atendimento psicológico de forma mais prática e objetiva, indo direto ao ponto sem questionar ou avaliar todo o histórico e quadro funcional do paciente.
Em um numero reduzido de sessões o psicólogo avaliará a questão a ser trabalhada, aplicará técnicas específicas para aquele quadro e terá respostas mais rápidas.
De toda forma a psicoterapia breve não terá numero de sessões pré-definidas, pois cada ser humano terá seu tempo de resposta, de absorção de novos comportamentos e formas pessoais de lidar com as questões da vida.

Quem pode se beneficiar com a psicoterapia breve?

Todas as pessoas que apresentam alto grau de vontade de participar de uma mudança comportamental ou emocional. Quanto maior o grau de comprometimento melhor será o resultado da psicoterapia.
Vale lembrar que esta psicoterapia não se baseia tanto em acolhimento, pois dispõe de menor tempo para momentos de desabafos e por isso as pessoas que tem um estilo mais objetivo e prático serão mais beneficiadas com uma psicoterapia objetiva e prática.
Também terão melhores resultados as pessoas com mais facilidade para expressar seus pensamentos, interesse em compreender e tentar novas formas de lidar com o mundo e disponibilidade para lidar com questões desagradáveis sobre si mesmo ou sobre o mundo.

Quando usar a psicoterapia breve?

Psicoterapia breve é indicada para aqueles momentos onde você tem uma questão específica a ser superada, mas não tem tempo a perder.
Por exemplo:
- Está num momento de crise no casamento.
- Precisa muito descobrir formas de lidar com um chefe ou um parente com quem vem tendo conflitos.
- Terá que fazer uma apresentação na empresa ou na escola, mas sente que ficará nervoso e colocará tudo a perder.
- Crise emocional devido a acontecimentos inesperados ou não planejados.
- Tem fobias específicas de animais ou outra coisa qualquer.
- Sente medo de sair de casa - agorafobia.
- Depressão leve.
- Necessidade de tomada de decisão quanto a separação, mudanças, emprego, etc.
- Precisa decidir qual curso prestará no vestibular para a faculdade.
- Fica nervoso ao prestar exames e tira notas abaixo de sua capacidade.
- Ou seja, qualquer situação que pode ser superada sem uma análise profunda de sua psique e longo tempo de terapia.

Como é a psicoterapia breve

É focada no ponto principal (ou queixa do paciente), ou seja, mesmo que o psicólogo perceba outras questões relevantes – que serão apresentadas a seu paciente – este terá a opção de relevar ou adiar o tratamento para outro momento mais oportuno.
O psicólogo será mais participativo na psicoterapia breve do que seria numa psicoterapia profunda. Ele será mais direto e apontará o caminho terapêutico para que este momento não seja desviado para questões fora do foco desta terapia.

Onde não se aplica a psicoterapia breve

Transtornos de personalidade como: personalidade dependente, borderline, obsessiva, histriônica, esquiva, esquizoide, anti-social, narcisista, paranoide e passivo agressivo.
Também não poderá ser aplicada a terapia breve nos casos de dependência de drogas e álcool, depressão profunda. Transtorno bipolar.

Posso pedir ao psicólogo a psicoterapia breve ou ele é quem decidirá?

Claro, aliás recomendo que você diga ao seu psicólogo qual será a técnica que você deseja que seja trabalhada contigo (antes verifique a formação do psicólogo nas linhas de terapia breve – nesta clinica a atendente lhe orientará por telefone ou e-mail).
Caso o psicólogo detecte em você a necessidade de outra técnica de psicoterapia você será informado, pois há casos onde a psicoterapia breve não obterá resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário