segunda-feira, 15 de abril de 2013

A questão é: Conflito entre Medicina e o paciente

Vemos hoje em dia pacientes desolados e abandonados nos hospitais. Isso é um fato incontestável.

Mas vagarosamente um conceito vem sido adotado em hospitais e médicos em individual: Medicina Psicossomática

A chamada medicina psicossomática trata do paciente como um todo. Mente e corpo são um só, e um pode afetar o outro. É um conceito amplamente estudado e comprovado (Tanto que tenho uma disciplina na faculdade só sobre isso).

A medicina psicossomática é o produto do estudo da psicanálise, da fisiologia e de concepções holísticas (mente e corpo indivisível) que permite que entendemos que o corpo pode ser afetado pelo estado psicosocial do indivíduo além dos estímulos físicos e químicos.

A medicina psicossomática demonstra que o histórico do indivíduo está intimamente ligado à sua saúde e que um desencadeamento de eventos pode provocar reações em relação à saúde do indivíduo.

Nesse aspecto, a homeostase está ligada também ao aspecto psicossocial do indivíduo. Sendo a homeostase o funcionamento regular e estável de um indivíduo.

Até mesmo conflitos inconscientes tem a capacidade de gerar emoções, e desse modo apresentar manifestações no corpo.

Hoje, em meio a grandes tecnologias que permitem o estudo e diagnostico das doenças vemos os serviços na área de saúde voltados ao indivíduo como uma máquina e não como um indivíduo único.

A psicossomática vem como conceito a ser praticado para que em meio ao diagnostico seja considerado não apenas o indivíduo como um grupo de reações químicas, mas como um ser pensante, em que seu histórico e suas experiências auxiliem na identificação dos problemas a serem tratados e descobertos.

Dessa forma, a medicina psicossomática é uma postura médica a ser adotada e uma forma de humanizar a relação médico-paciente para que o resultado final seja melhor e mais prático do que o indivíduo tratado como uma simples máquina.

By: Claudio de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário